Em assembléia geral no último dia 19 de abril, oficiais da reserva remunerada e reformados da PMDF e do Corpo de Bombeiros decidiram lançar candidaturas próprias e apoiar candidatos em defesa das Corporações.
A Assembleia Geral da ASSOR indicou apoio ao pré-candidato ao governo do DF Jofran Frejat, ao deputado e Coronel da reserva da PMDF, Alberto Fraga, como pré-candidato ao Senado, o Coronel Wellington Corsino do Nascimento, atual Presidente da Associação do Militares Estaduais do Brasil – AMEBRASIL – e também Presidente da ASSOR-DF, foi o escolhido como pré-candidato à Câmara dos Deputados e O Coronel Jean Oliveira, da reserva remunerada da PMDF, foi o indicado como pré-candidato à Câmara Distrital.
Aos poucos as Corporações começam a declarar apoio ao pré-candidato Jofran Frejat e aqueles policiais militares e bombeiros que mais se identificam. Os oficiais estão se organizando. E as praças? Como estão se organizando?
Veja na íntegra a nota publicada pela ASSOR (Associação dos Oficiais da Reserva Remunerada e Reformados da PMDF e do CBMDF):
NOTA DA ASSOR
A Assembleia Geral da Associação dos Oficiais da Reserva Remunerada e Reformados da PMDF e do CBMDF – ASSOR – realizada no dia 19 de abril, quinta-feira, escolheu o seu time de pré-candidatos para concorrer às eleições de 07 de outubro do presente ano. Também ficou estabelecido que a associação irá apoiar o nome do pré-candidato Jofran Frejat para o Governo do Distrito Federal.
A ASSOR está se articulando com as outras Associações e Clubes de Oficiais e Praças das duas Corporações para tentarmos construir uma chapa que tenha legitimidade e representatividade para canalizar os nossos votos. Como ponto de partida desse processo apresentamos o time dos pré-candidatos da ASSOR escolhidos em assembleia geral:
O atual Deputado Federal Alberto Fraga que hoje representa nossas Corporações na Câmara dos Deputados foi confirmado como pré-candidato ao Senado;
O Coronel Wellington Corsino do Nascimento, atual Presidente da Associação do Militares Estaduais do Brasil – AMEBRASIL – e também Presidente da ASSOR-DF, foi o escolhido como pré-candidato à Câmara dos Deputados: e,
O Coronel Jean Oliveira, da reserva remunerada da PMDF, foi o indicado como pré-candidato à Câmara Distrital.
A estratégia é agregar a esse time os nomes dos praças pré-candidatos que serão indicados pelo Fórum das Associações Representativas dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares do Distrito Federal para concorrerem à CLDF.
Nas duas últimas eleições ficamos sem representação na Câmara Legislativa Distrital por causa do grande número de candidatos e uma consequente pulverização de votos. Esse ano faremos uma tentativa de direcionamento inteligente dos votos para os candidatos que realmente têm as melhores chances de serem eleitos. Essa é uma posição pragmática que assumimos com a finalidade de possibilitar a eleição dos nossos legítimos representantes.
Tentaremos pela primeira vez, oficiais e praças, caminharmos unidos num projeto político institucional de altíssima relevância para os profissionais da PMDF e do CBMDF. Esse processo pretende evitar candidaturas esdrúxulas de cunho pessoal em detrimento de um projeto institucional de interesse de todos com a justa participação de oficiais e praças.
Não podemos deixar aqueles que querem nos dividir atingirem seus objetivos e nós, a grande maioria, ficarmos novamente órfãos de representação política. Querem nos dividir para então se elegerem e fragmentarem um projeto que deve ser das instituições e não de pessoas.
Devido a falta de um processo de engenharia eleitoral e, talvez, de conscientização coletiva já trilhamos o caminho da individualidade e o resultado foi péssimo. Não elegemos representantes para a CLDF e dividimos nossas instituições em castas e grupos antagônicos. Por isso não podemos repetir os mesmos erros das eleições passadas se quisermos ser uma instituição com o futuro que almejamos.
Hoje temos a possibilidade histórica de elegermos um Senador, um Deputado Federal e entre dois ou três Deputados Distritais. Poucas corporações têm essa oportunidade tão claramente viável e exequível. Então porque não aproveitarmos essa chance?
Levem em conta que no próximo ano teremos importantes matérias que serão debatidas e votadas no Congresso Nacional que definirão nosso destino para sempre, tais como: a reforma da previdência, a lei de organização básica das policias militares e dos corpos de bombeiros militares, unificação das polícias e várias outras matérias de imensurável importância para nós. Então creio que devemos arrefecer nossos ânimos e vaidades, nos unirmos, sermos inteligentes e construirmos um projeto que seja bom para todos.
Se a Família Militar do Distrito Federal caminhar unida nessas eleições, com certeza, a vitória virá como consequência!