Em uma ação rápida e eficaz policiais militares do 9º Batalhão libertaram uma família que era mantida refém de homem que estava fugindo da PM. A ação aconteceu no início da m noite de segunda-feira (14), no Bairro Cruzeiro do Anil, em São Luís (MA)  e resultou ainda na prisão do criminoso e na apreensão de uma pistola calibre 380 carregada com sete munições do mesmo calibre. O criminoso estava fugindo da PM após tentar contra a vida de um policial militar no Bairro Itapiracó.

O 9º BPM por intermédio do Grupo Tático Móvel (GTM ALPHA 02) recebeu informes via CIOPS que dois indivíduos haviam efetuado disparos contra a vida de um Policial Militar lotado no 9º BPM, na Av. Mochel, no Bairro Itapiracó.  E que os indivíduos teriam se evadido do local utilizando um veículo Fiat Palio WK Adventure de cor prata e placa NMT 1514 e que possivelmente teriam vítimas sendo feitas de reféns.

De posse das informações a guarnição traçou possíveis rotas de fuga e deu início às incursões no intuito de localizar e prender os indivíduos. A guarnição interceptou o veículo na Avenida Santos Dumont, no Anil.  Foi realizada a abordagem, identificação e verbalização com o indivíduo que estava no banco de traz do veículo em posse de uma arma de fogo e mantendo como refém o condutor do veículo e seus dois filhos ambos de 4 e 7 anos de idade. A guarnição no intuito de preservar a vida das vítimas fez o gerenciamento de crise até que o acusado se entregou e recebeu voz de prisão e à família libertada sem ferimentos.

O acusado foi conduzido até o Plantão da Cidade Operária e entregue sem lesões corporais para medidas cabíveis. Na delegacia o Policial Militar vítima da tentativa de homicídio fez o reconhecimento visual do indivíduo autor do fato.