Na manhã desta quarta-feira (23), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança e Polícia Militar do Maranhão, realizou Aula Inaugural da Curso de Nivelamento Técnico Profissional – CNTP – 2022, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, localizado no Bairro do Bacanga, em São Luís. A turma de alunos conta com 300 policiais recém-nomeados que após conclusão desta etapa reforçarão a segurança do Maranhão. O CNTP/2022 será realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMA – Cfap.

O evento contou com a presença do Governador do Estado, Flávio Dino, que ministrou a aula inaugural do curso; do Secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Diniz; o Chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Sílvio Leite; o Secretário Adjunto de Segurança Pública, coronel Wallace Amorim; o Comandante Geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro; Subcomandante Geral da PMMA, coronel Markus Lima; o Subchefe do Estado Maior Geral da PMMA, coronel Nilson Marques, demais autoridades civis e militares, oficias e praças da corporação.

Palestra proferida pelo Governador do Estado, Flávio Dino.

Durante a palestra, o governador do Estado destacou a importância dos princípios constitucionais que devem reger as ações do policial militar, enfatizando a relevância do serviço policial para manutenção da ordem, proteção de pessoas e patrimônio.

“O policial deve agir conforme princípios basilares como da moralidade, eficiência e impessoalidade (…) fazer o bem sem olhar a quem”, explicou.

Ainda em sua fala, Flávio Dino fez um comparativo do quadro da segurança desde quando assumiu o governo, lembrando a alta taxa diária de homicídios e a situação precária da penitenciária de Pedrinhas, “recebemos o Estado em situação caótica, revertemos os números e valorizamos os policiais com medidas relevantes, como o rompimento do represamento das promoções, abrindo caminho para 12 mil promoções” , enfatizou.

Governador recebe Troféu Continência.

Na ocasião, o Governador recebeu das mãos do Comandante Geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, e do Comandante do Cfap, tenente coronel Washington, o “Troféu Continência”, como forma de reconhecimento àqueles que contribuem e engrandecem o ensino da PMMA.

Ao final o Comandante Geral, coronel Pedro Ribeiro, falou com os novos policiais, ressaltando a importância de assumir a função de servir a sociedade, buscando a incolumidade das pessoas e do patrimônio. O coronel falou também de sua experiência e aconselhou os futuros soldados a buscarem sempre uma vida pautada no respeito à dignidade da pessoa humana.

O CNTP 2022 será realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), localizado na BR-135, com duração de três meses. Em sua grande curricular contemplam disciplinas como, instruções de direitos humanos, gerenciamento de crise, tiro policial, defesa pessoal, abordagem, saúde física, entre outras.