Pode passar os R$ 750 mil para a Portuguesa-RJ. A Lusa carioca venceu o CRB por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (2), no Estádio Luso-Brasileiro, e garantiu a premiação quase milionária e a vaga na segunda fase da Copa do Brasil. O próximo adversário será o Sampaio Corrêa.
A Portuguesa não era a favorita, afinal, o CRB vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro e conta com jogadores conhecidos, como o zagueiro Gum, o goleiro Diogo Silva e o atacante Anselmo Ramon, além do técnico Marcelo Cabo. Mas a Lusa vinha de uma vitória maiúscula sobre o Botafogo, por 5 a 3, pelo Campeonato Carioca, contou com a presença da torcida e mostrou bom futebol para superar o adversário.
O primeiro tempo começou com o domínio do CRB, que pressionou os donos da casa, mas não acertou o gol de Carlão. A partir dos 15 minutos, a Portuguesa reagiu e passou a criar chances. Miller, Guilherme Romão e Romarinho perderam grandes oportunidades. O time alagoano só assustou novamente no fim, mas Gilvan desperdiçou.
Logo aos cinco minutos da segunda etapa veio o gol da classificação. Miller cobrou falta da intermediária, Sanchez chutou cruzado e a bola desviou em Gum, morrendo no fundo da rede de Diogo Silva. Atrás no placar, o CRB perdeu também o controle emocional e os jogadores das duas equipes iniciaram uma grande confusão dentro do gramado. Aos 34 minutos, Anselmo Ramon recebeu cartão vermelho por falta em Johnnatan.
Com os ânimos mais controlados e um a menos em campo, o CRB tentou partir para cima da Portuguesa, mas não tinha forças. Durante os sete minutos de acréscimos, a Lusa quase chegou ao segundo, mas Diogo Silva salvou em chutes de Bruno Santos e João Paulo. No fim, o banco de reservas dos donos da casa já comemorava a classificação antes mesmo do apito final.
O próximo jogo da Portuguesa será contra o Nova Iguaçu, sábado (05), às 11h, no Laranjão, pela 10ª rodada da Taça Guanabara.