Com a aproximação da SurdoOlimpíadas 2022, evento desportivo voltado a atletas surdos, que ocorrerá de 1º a 15 maio, em Caxias do Sul, policiais militares do 12º Batalhão de Polícia Militar lançaram um vídeo dando orientações de como proceder a uma abordagem policial de pessoa surda.

A ideia surgiu após o atendimento de duas ocorrências, nos últimos dias, onde foi necessária a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais pelos policiais militares.

A iniciativa tem o objetivo de auxiliar a tropa para que apreenda mais sobre Libras, buscando viabilizar o atendimento mais qualificado à pessoa surda, e a ideia para sua elaboração partiu dos próprios brigadianos do 12º BPM. O material foi desenvolvido com a colaboração direta dos criadores da página @visurdo no Instagram, que produz conteúdos para a comunidade surda.

De acordo com o comandante do 12º BPM, tenente-coronel fulano de tal, “a iniciativa é extremamente importante, já que a comunicação entre o policial e uma pessoa surda durante uma busca pessoal, por exemplo, necessita de clareza e fluidez, facilitando à pessoa abordada a adoção do movimento solicitado pelo PM”, disse.



BM de Caxias do Sul desenvolve orientações para a comunidade surda
Crédito: Brigada Militar