Mais um curso de Rotam teve início na manhã desta sexta-feira (11). A aula inaugural foi realizada no auditório da sede da Polícia Rodoviária Federal em Brasília.

 

A turma que é formada por 45 policiais militares da PMDF, dois militares da PM do Pará, um militar da PM do Mato Grosso e um policial Penal do Distrito Federal. Eles assistiram a aula inaugural ministrada pelo major Ximenes da PMDF, veterano da unidade de Rotam.

 

Em sua explanação, o major abordou três pontos para a reflexão dos alunos: o primeiro deles é como eles chegaram ali. O major aproveitou a oportunidade para a falar da história das unidades de Patrulhamento Tático. O segundo ponto foi o questionamento sobre o que os alunos esperam do curso. A resposta seria umas das melhores doutrinas de patrulhamento tático do Brasil. O terceiro ponto destacado pelo oficial é o que seus companheiros de unidade esperam deles: espírito de corpo.

 

O curso tem como objetivo desenvolver habilidades e formar combatentes preparados para lidar com as mais diversas situações de alto risco e complexidade vividas diariamente pelos “rotamzeiros”.Para isso, os alunos serão submetidos a treinamentos extenuantes, situações de desconforto e pressão que os aproximem o máximo possível das condições que eles viverão, caso consigam se tornar operadores ROTAM.

A rotina desses policiais envolvem ocorrências de alto potencial ofensivo, apoiando todas as unidades da PMDF a partir das demandas e de manchas criminais. Alguns exemplos são o combate ao crime organizado em suas diversas ramificações como roubo a banco e a empresas de transporte de valores, tráfico de drogas e ocorrências envolvendo armas de fogo. Tudo isso agindo apoiado em um serviço de inteligência de excelência.

O evento contou com a presença das seguintes autoridades: coronel rcules, comandante-geral em exercício, coronel Reginaldo, chefe do Estado-Maior, coronel Oliveira Sousa, chefe do Centro de Comunicação Social, coronel Flávio Luiz, comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Resende, comandante do 1º Comando de Policiamento, coronel Escobar, comandante do 4º Comando de Policiamento, major Cláudio Peres, comandante da Rotam, dentre outras autoridades civis e militares.