A força-tarefa composta pela Polícia Civil – Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) – e Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu hoje (15/3) em flagrante delito, por uso de documento falso, o motorista Robson Rodrigues dos Santos, em meio à Operação Falsários 2. Robson havia carregado, no dia 7 deste mês, um caminhão Merces Benz com uma carga de fralda descartável. A carga é avaliada em R$ 111 mil e saiu de Piracicaba (SP) com destino a Feira de Santana (BA) e Caruaru (PE).
Dois dias depois do embarque, o motorista entrou em contato com a vítima contratante e noticiou que havia sido roubado, repassando boletim de ocorrência registrado em Luziânia. Ao tomar ciência dos fatos, os policias civis da Decar constataram que o boletim de ocorrência era falso. A partir de então, passaram a agir em conjunto com a PRF para localizar o falsário.
Robson foi preso num cerco montado pelas duas forças policiais na Rodovia BR-153, próximo a Morrinhos, já em fuga para o estado de São Paulo, onde carregaria seu caminhão com produtos de limpeza. Ao ser questionado sobre o suposto roubo, acabou apresentando aos policiais o documento falso. A carga foi entregue a receptadores paulistas, localidade em que diligências estão sendo feitas com o auxílio das forças de segurança deste Estado para localizar os envolvidos, já identificados, e recuperar os produtos subtraídos.
A divulgação da imagem do preso foi procedida nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC, conforme Despacho do(a) Delegado(a) de Polícia responsável pelo inquérito policial, tendo em vista que o suspeito teria feito mais de dez vítimas de crimes, as quais podem reconhecê-lo.