A última rodada do Campeonato Paulista definirá o destino de dez dos 16 participantes. Oito clubes brigam pelas três vagas restantes à segunda fase e três querem fugir do rebaixamento. O repórter não errou nas contas: é que o Santos pode tanto passar de fase como cair à Série A2, a segunda divisão do Estado.
O Peixe tem 11 pontos e aparece em terceiro no Grupo D, com um ponto a menos que o Santo André. Para se classificar, o Alvinegro precisa vencer o Água Santa na Vila Belmiro e torcer para que o Ramalhão não derrote a Inter de Limeira no estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista. A vitória ou ao menos o empate também livram o Santos do risco de queda. Agora, se perder, a equipe do litoral necessita que a Ponte Preta não ganhe do Ituano, no Moisés Lucarelli, em Campinas, ou então que a Ferroviária não some pontos diante do Mirassol, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. A Ferrinha tem os mesmos 11 pontos do Peixe e a disputa de posição entre eles pode ser nos cartões amarelos. Já a Macaca tem oito pontos e escapa do rebaixamento apenas se vencer e Ferroviária e Santos perderem.
É o segundo ano seguido que o Alvinegro Praiano chega à rodada final podendo cair no Paulistão. O técnico Fabián Bustos, que estreou há menos de duas semanas no clube, pediu o apoio da torcida. Lembrou que há dois resultados que são convenientes, para classificar ou pelo menos seguir na primeira divisão. Disse que o time tem margem para melhorar e que entende a insatisfação do torcedor, mas acredita que maioria estará ao lado do elenco.
Caso se classifique, o Santos terá o Red Bull Bragantino pela frente nas quartas de final, em jogo único, com mando da equipe de Bragança Paulista, que tem a melhor campanha do Grupo D. Os líderes das outras chaves também estão definidos. No Grupo A, o Corinthians espera Inter de Limeira, Guarani ou Água Santa, que brigam pelo segundo lugar. No Grupo C, o Palmeiras enfrenta quem passar entre Ituano, Botafogo de Ribeirão Preto e Mirassol. O único jogo da próxima fase que já está confirmado é entre São Paulo e São Bernardo, líder e vice, respectivamente, do Grupo B.
As partidas que definirão os classificados e o último rebaixado, ao lado do Novorizontino, serão neste sábado (19), às 16h (horário de Brasília).