O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) deu início ao 20º Curso de Policiamento Ambiental (CPA/2022) na manhã desta segunda (dia 28 de março), no auditório da LBV. O Chefe do Estado-Maior, o coronel QOPM Reginaldo de Souza Leitão, ministrou a aula inaugural para os discentes do curso.
O CPA visa proporcionar conhecimentos relativos à temática ambiental quanto à cultura e meio ambiente em zonas urbanas e rurais, tais como o impacto do crescimento populacional, inclusão social, sustentabilidade, patrimônio natural e cultural e etc. O curso será realizado na modalidade híbrida com ensino a distância no ambiente virtual de aprendizagem da PMDF e seu instituto superior de ensino (ISCP), assim como ensino presencial e atividades práticas.
A aula inaugural do curso também teve a presença do Coronel QOPM Alexandre Lema Xavier, Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPEsp), o Comandante em exercício do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), Major QOPM Adelino José de Oliveira Júnior, e os comandantes das unidades subordinadas do CPEsp.
O curso conta com a participação de 25 alunos de várias unidades da PMDF (BPMA, DINFRA, 1° BPM, 26° BPM, 15° BPM, 6° BPM, BOPE, 7° BPM, e 24° BPM). Este curso de especialização também conta com a presença de dois Auditores Fiscais do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM DF) e um oficial da PMAL (Polícia Militar de Alagoas). Totalizando 28 alunos.
Sobre o Curso de Policiamento Ambiental
Os policiais militares são instruídos quanto à proteção da fauna, flora e recursos hídricos, resgate e manejo de animais silvestres em situação de risco, manejo e contenção de ofídios e animais peçonhentos, confecção de termos circunstanciados ambientais, legislação ambiental, aliado à doutrina de operações de policiamento e fiscalização ambiental.
Com a colaboração dos Capitão Pedro Berto coordenador CPA 2022, cabos Ronie Sousa, Echamende e Jussiara do BPMA da PMDF.
Fotos: Paulo Jamir/ CCS/ PMDF