Na manhã desta quinta-feira (31/03), foi realizada solenidade de passagem de função da direção do Departamento de Saúde da Brigada Militar e da direção do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBMPA).

Na ocasião, o tenente-coronel Artur Arregui Zílio passou a função diretor do HBMPA para o tenente-coronel Alessandro Da Silva e o coronel Igor Wolwacz Junior passou a direção do Departamento de Saúde da Brigada Militar ao coronel Regis Reche.

O tenente-coronel Alessandro é graduado em farmácia UFRGS e ingressou no HBMPA como servidor civil em 1992 e em 1994, ingressou na carreira de oficial no posto de 1° tenente. O tenente-coronel realizou um curso de tecnologias para laboratório químico pela Fundação Japonesa de Tecnologia Medica em Tókio em 2001.

O novo diretor do DS, coronel Regis Reche, é cirurgião dentista formado pela UFRGS em 1991. É membro titular do Word Federation Orthodontic – WFO. É especialista em ortodontia e ortopedia facial.

Os dois oficiais exonerados foram elogiados pela atuação durante a pandemia de Covid-19, maior desafio apresentado, no sentido de preparar o sistema de saúde da Brigada Militar.

Em 2020, sob o comando dos oficiais, foi concluído o projeto de aquisição da plataforma robótica Geração X Da Vinci com ultrassonografia transoperatória, voltado para o tratamento oncológico cirúrgico e de outras especialidades.

Prestigiaram o evento o secretário da segurança pública adjunto, coronel Marcelo Gomes Frota, ex-comandante-geral e desembargador do Tribunal de Justiça Militar (TJMRS), Coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, o subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, chefe do Estado-Maior da BM, coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior e demais coronéis do conselho superior da BM, representando o prefeito de Porto Alegre, o secretário municipal de segurança pública e ex-comandante-geral da BM, coronel Mário Yukio Ikeda, representando a câmara de vereadores de Porto Alegre, vereadora comandante Nadia.