Em comemoração aos 25 anos (jubileu de prata) do lançamento da campanha de respeito a faixa de pedestres, a Polícia Militar reforçou o policiamento com campanhas educativas de trânsito em mais de 150 faixas de pedestres em todo o Distrito Federal. Somente na área central de Brasília, foram 100 faixas cobertas com o policiamento. Na data de hoje será possível observar pelo menos 2 policiais militares em cada faixa.
O aniversário desse símbolo do trânsito da capital foi comemorado nesta sexta-feira (1º), na 307/308 Sul, endereço da primeira faixa e contou com a presença de alunos da Escola Classe 308 Sul e do grupo de teatro Rodovia, da Polícia Militar que conscientizaram os motoristas com regras básicas de trânsito.
Para o comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel André Caldas essa ação é de extrema importância para todos. “As crianças que fazem parte do grupo Guardiões do Transito aprendem e depois ensinam as regas básicas de trânsito e essas regras acabam sendo difundidas para os colegas e para também para os pais, além disso, nessa ação que acontece hoje, uma criança ensina essas regas para os motoristas que aqui passam”.
O dia 1º de abril foi instituído como a data em que se comemora o respeito à faixa de pedestres, uma atitude iniciada no Distrito Federal em 1997 e que, hoje, faz parte da rotina dos moradores de Brasília.
Hoje, no Distrito Federal, o ato de se aproximar de uma faixa de pedestre, fazer o sinal de vida (acenando com a mão), esperar a parada dos carros e, finalmente atravessar de um lado a outro da pista é algo muito natural entre pedestres e motoristas. Tal gesto na realidade foi convencionado por todos e não há previsão Legal no Código de Trânsito Brasileiro, mesmo assim, é repetido em alguns lugares do País.
No início, equipes pintaram 300 faixas na região do Plano Piloto. Atualmente no Distrito Federal existem mais de 5.000 (cinco mil) faixas de pedestres, sendo que, nos dias atuais, 80% da população do DF respeita os direitos dos pedestres na travessia da faixa.
“Nessa data comemorativa, estamos repetindo o início da campanha e ocupando mais de 150 faixas em todo o Distrito Federal, com o mesmo efetivo de 25 anos atrás – ou seja, empregando 350 Policiais Militares e, relembrando essa iniciativa exitosa”, informou o comandante.