A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de São Miguel do Araguaia – com apoio operacional do Grupo de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Porangatu e da Gerência de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil do Mato Grosso -, prendeu nessa quinta-feira (06/4), em Cuiabá (MT), três suspeitos de terem praticado crime de incêndio no pátio da Delegacia de São Miguel do Araguaia, no início de janeiro deste ano, ocasião em que mais de quatro veículos apreendidos foram destruídos pelas chamas. As investigações apontam que os suspeitos integram um complexo grupo criminoso dedicado ao tráfico interestadual de drogas. O quarto suspeito já se encontrava detido no presídio, onde teve o mandado cumprido.
No dia 11 de janeiro deste ano, por volta das 04h, o pátio da Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Araguaia foi invadido e carros que estavam apreendidos foram incendiados de maneira dolosa. No decorrer da apuração, foram identificados quatro suspeitos de terem participado do ato, sendo que um deles já se encontrava preso, enquanto os outros envolvidos fugiram imediatamente após o fato para Cuiabá, onde residem.
Os elementos colhidos apontam que os investigados fazem parte de uma associação criminosa voltada ao tráfico, com abrangência em vários Estados, com raízes em Cuiabá e região metropolitana. Quanto à motivação do crime, a linha investigativa indica que os investigados visaram destruir um veículo específico para eliminar vestígios relacionados ao grupo criminoso. O automóvel foi apreendido em decorrência da prisão em flagrante de um dos investigados, natural de Cuiabá, após abordagem policial realizada em São Miguel do Araguaia, no dia 15 de novembro de 2021. Naquela ocasião, durante vistoria veicular, foram encontrados, escondidos sob o painel do veículo, 32 tabletes enrolados em material plástico, contendo cocaína.
Após meses de monitoramento e diligências nos locais relacionados com os investigados, nessa quarta-feira (06/4), foram cumpridos em Cuiabá dois mandados de prisão preventiva expedidos contra os investigados Ednilson Soares da Silva e Rodrigo Eduardo Braido Carreira, os quais foram presos a bordo do mesmo veículo utilizado para chegar na cidade de São Miguel do Araguaia, na véspera do incêndio. Em poder de Ednilson, foram apreendidos aparelhos celulares, uma arma de fogo do tipo pistola, munições, uma balança de precisão e cerca de 15 Kg de insumos utilizados no preparo de drogas. Também foram cumpridos um mandado de prisão temporária em face de J.F.V. R. e um de prisão preventiva em desfavor de H.F.V.R. Este último já se encontrava preso em São Miguel do Araguaia pelo crime de tráfico de drogas.
A divulgação dos nomes e das imagens dos investigados mencionados se justifica por imperativos de interesse público e da própria investigação, com base na Portaria 547/2021-DGPC e na Lei 13.869/2019. Isso porque, na véspera do crime de incêndio, em São Miguel do Araguaia, os investigados Edinilson Soares da Silva e Rodrigo Eduardo Braido Carreira frequentaram diversos logradouros públicos e estabelecimentos comerciais, provavelmente acompanhados de um outro coautor desse crime, sem identidade confirmada. Sendo assim, a divulgação dos nomes e das imagens desses investigados poderão ser úteis no reconhecimento do outro envolvido, com o auxílio da população. As investigações continuam e o presos se encontram à disposição do Poder Judiciário.