A Polícia Militar do Maranhão e o Conselho Comunitário do Pacto pela Paz – Cohab – realizaram nesta terça-feira (12), evento de implantação dos projetos sociais, “O Fascinante Mundo Sem Drogas e Jiu-Jitsu Salvando Vidas”, projetos desenvolvidos pelo 20º Batalhão da PMMA. Participaram da cerimônia os pais e responsáveis das crianças e adolescentes da faixa etária entre 06 a 17 anos, público-alvo dos projetos. Na ocasião, foram realizadas as inscrições com a apresentação das diretrizes.

Os projetos visam promover ações que envolvam estudantes do ensino básico das escolas públicas e privadas que pertençam a circunscrição do 20º Batalhão, de forma que eles tenham acesso a informações e atividades fundamentais que lhes favoreçam uma atitude consciente de rejeição às drogas, bem como, tornarem-se multiplicadores, estimulando outras pessoas a fazerem o mesmo.

As atividades dos projetos “O Fascinante Mundo Sem Drogas e Jiu-Jitsu Salvando Vidas” contam com oficinas de xadrez, redação, inglês e aulas de Jiu-Jitsu direcionado a crianças e adolescentes. Além destes, os projetos oferecem também as oficinas de culinária e artesanato aos pais dos alunos.

Estiveram presentes no evento de abertura o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ashbel Muniz; representando o Pacto pela Paz, o coronel RR Odair; representando o Rio Anil Shopping, Lucas Castro; representantes do Conselho Tutelar Cohab-Cohatrac, do Mercado Municipal da Cohab; professores e alunos do Projeto “Deka Samuray”; representantes dos Conselhos Comunitários do Cohatrac e Parque Vitória; bem como diretoras das escolas: Cônego Ribamar Carvalho; Rubem Teixeira Goulart; Joaquim Gomes de Sousa.

Os projetos “O Fascinante Mundo Sem Drogas e Jiu Jitsu – Salvando Vidas” tem como campo de atuação e desenvolvimento a 1ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar, localizada na Rua Frei Hermenegildo, Bairro da Aurora, cuja clientela principal concentra-se entre os estudantes do ensino fundamental e médio das escolas situadas nos Bairros da Aurora, Vila Isabel Cafeteira, Cruzeiro do Anil, Forquilha e Cohab, propondo, também, alcançar educadores, funcionários de escolas e demais cidadãos da sociedade civil que, voluntariamente, desejem participar na consecução dos objetivos destes projetos.

De acordo com o comandante do 20º Batalhão da PMMA, major Ricardo, a participação da comunidade neste projeto é fundamental para alcançar resultados positivos e a harmonia entre comunidade e polícia.

O projeto surge com o objetivo de atingir diversos segmentos da sociedade, pois é um dos compromissos da Polícia Cidadã, dirimir conflitos que surgem no processo natural da civilização. Hoje contamos com a previsão de 150 inscritos nos projetos”, ressaltou o oficial.

As atividades do projeto “O Fascinante Mundo Sem Drogas” serão realizadas todos os sábados da 9h às 12h. Já as atividades do Projeto “Jiu-Jitsu: Salvando Vidas” acontecerão às terças e quintas-feiras das 14h30min às 17h30min. Ambos os projetos serão realizados na sede da 1ª Companhia do 20º Batalhão e contam com o apoio do Rio Anil Shopping, Faculdade Pitágoras e Fribal Franchising.