No início da manhã de quinta-feira (14), a Polícia Militar deflagrou a Operação Páscoa Segura em todo o Estado do Maranhão. A ação tem como objetivo garantir a tranquilidade e aumentar a sensação de segurança da população, coibindo ações delituosas praticadas por criminosos, além de combater o tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e assaltos. A operação segue diretrizes do Comado Geral da Corporação e acontece simultaneamente em todo território maranhense.

O lançamento oficial da Operação Páscoa Segura ocorreu nesta quinta (14), às 16h, no Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luís (MA) e contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, coronel PM Silvio Leite, do chefe do Gabinete Militar do Governo, coronel PM Aldrin Sampaio,  do comandante geral da Polícia Maranhão (PMMA), coronel Emerson Bezerra, do subcomandante geral da Corporação, coronel Aritanã do Rosário, além de coronéis do alto comando da PM, delegados da Polícia Civil e comandantes de unidades da capital.

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel PM Silvio Leite, destacou a importância do trabalho integrado das forças de segurança do Estado, que diariamente vem reduzindo os índices de criminalidade. O secretário lembrou dos investimentos que o Governo do Estado vem realizando na segurança com aquisição de novas viaturas e motocicletas. Finalizou sua fala enfatizando a importância da Operação Páscoa Segura, para o aumento da sensação de segurança do cidadão por meio da efetivação e presença da tropa nas ruas, protegendo e servindo a população.

Segundo o comandante geral da PMMA coronel Emerson Bezerra, a Operação Páscoa Segura, ocorrerá até domingo (17), e acontece simultaneamente em todo território maranhense garantindo a ordem pública e o direito de ir e vir de cada cidadão. “A operação tem como objetivo realizar o trabalho preventivo e ostensivo saturando todas as regiões possíveis. Estaremos fortes e firmes no combate ao crime nas áreas com índices de criminalidade e em pontos estratégicos de todos os municípios maranhenses”, finalizou o comandante.

Durante a Operação, foram realizadas barreiras policiais para a abordagem de pessoas e veículos, com o intuito de apreender armas, munições e drogas e ainda localizar foragidos da justiça. Os policiais também estiveram dentro dos bairros mapeados com os maiores registros de violência e, ainda, em pontos específicos para inibir a ação de criminosos e, com isso, reduzir os índices de criminalidade. motoristas, motociclistas, passageiros em coletivos e vans, além de pessoas em atitudes suspeitas foram revistados.

Além da presença das guarnições nos principais corredores de segurança dos municípios, equipes da Polícia Militar que compõem as unidades operacionais da Corporação realizavam ações, de forma simultânea, nos bairros e fazendo incursões pelas cidades.

Reforço nas entradas e saídas de São Luís

O subcomandante geral da Corporação, coronel Aritanã do Rosário, informou que o planejamento da Operação contempla a segurança de todos os maranhenses e turistas nesse período de Semana Santa, e que o Comando da Instituição estará acompanhando de perto as ações de segurança.

O oficial informou ainda, que em São Luís, a Polícia Militar reforçou as ações de fiscalizações e patrulhamento nas entradas e saídas de São Luís. Guarnições foram distribuídas no Terminal da Ponta Espera e Barreira da Estiva a fim de impedir a circulação de armas e drogas na cidade.