Na tarde desta quarta-feira (20), o Regimento de Polícia Montada (RPMON) da PMDF lançou projeto: Cavalaria nas Escolas em homenagem ao aniversário de Brasília e em referência ao Alferes Joaquim José da Silva Xavier; o Tiradentes, cavalariano patrono das polícias militares.
O Projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação e iniciou-se na Escola Classe 831 de Samambaia, com vistas à redução dos índices criminais na comunidade escolar e frequentes relatos de violência junto às escolas do Distrito Federal.


Para o evento, a PMDF contou com os experientes policiais cavalarianos e um ser ostensivo, carinhoso, sensível e muito forte; o cavalo. Com esse auxílio reluzente, policiais iniciaram o policiamento montado junto às escolas do DF.
O projeto realizado por meio do policiamento preventivo no perímetro escolar inicia-se com a ostensiva presença do policiamento montado acompanhando a chegada dos alunos na escola, na sequência, com prévio planejamento junto à direção da escola, policiais e cavalos adentram no ambiente escolar e com o auxílio dos professores, os militares ministram palestra com temas relacionados à segurança pública, prevenção criminal e noções sobre o trato equestre. Posteriormente, o grande momento; os alunos têm contato com os cavalos, tirando fotos, montando ou simplesmente observando o onipotente solípede.


Após a interação o policiamento montado retorna para a área de atuação, externo ao ambiente escolar, porém com um grande diferencial; o vínculo estabelecido e interação ímpar, estabelecida entre policiais, alunos, professores e o fiel escudeiro amigo; o cavalo.
A data escolhida para o início do projeto também foi uma homenagem ao aniversário de Brasília, além do Tiradentes, patrono das Polícia Militar, que serviu no Regimento de Cavalaria de Minas Gerais e se tornou mártir e herói nacional, por causa de sua inteligência e de seus ideais, trazendo inspiração e reverência aos policiais cavalarianos no combate e prevenção criminal do Distrito Federal.