O senhor Diego Machado França agradeceu a PMDF em especial ao 1º sargento Paulo Marques pelo socorro prestado ao seu filho, vítima de roubo no último dia 13 em Taguatinga. Segue a integra do relato.

“No último dia 13/04/2022 (terça-feira), por volta das 13h, na entrequadra QNJ 01 e QNJ 03, meu filho (13 anos) dirigia-se a parada de ônibus com destino à escola em Samambaia para realização de aula educação física, quando foi surpreendido por um indivíduo que o agarrou por trás, já inserido a uma das mãos no bolso de meu filho em busca do celular e carteira, e a outra o imobilizando.

Em um ato natural e de súbito (por ter sido agarrado) meu filho moveu-se a fim de desprender, quando o indivíduo anunciou o assalto sacando um revólver, desferiu golpes com o cabo do revólver na cabeça e no ombro de meu filho, após tomar o aparelho celular, o apontou a arma de fogo, ameaçando para não gritasse e tampouco o seguisse.

Quando moradores das redondezas presenciaram o fato, começaram a gritar e pedir socorro, momento a qual o Sr. Paulo Marques (1º Sgt lotado na SOP) que estava próximo ao local, vendo o ocorrido, anunciou ser policial (pois estava trajado com roupas comuns), aproximou-se e deu ordem para que o suspeito para deixasse a vítima e largasse a arma, porém o assaltante saiu correndo pelas ruas da quadra 03, jogando o celular ao chão, mas ainda de posse da arma de fogo.

Vendo que populares aproximaram-se e davam socorro ao meu filho, o Sr. Paulo Marques, em ato heroico decidiu ir atrás do assaltante, a qual o conseguiu localizar nas imediações, realizando novo anúncio policial e rendição do assaltante, sem a necessidade de disparos.

Logo após, houve a chegada do apoio policial e viatura do CBMDF para atendimento ao meu filho, que já estava bastante abalado emocionalmente e com a cabeça ensanguentada.

Durante o apoio médico, a equipe do CBMDF avaliou o quadro, e considerou que não havia necessidade de suporte hospitalar, a qual fomos orientados e conduzidos a 15º Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro), para registrar o fato ocorrido. Convêm registrar que o Sr. Paulo Marques, esteve conosco durante todo o tempo, dando todo suporte de apoio, inclusive explicando os trâmites burocráticos

Conforme relato do delegado de plantão, o assaltante é reincidente e já condenado por outros crimes, estava foragido do sistema carcerário e portava arma de fogo municiada.

Portanto, como cidadão e pai quero deixar registrado todo meu AGRADECIMENTO, RESPEITO e ADMIRAÇÃO pelo trabalho realizado pela PMDF, em especial ao Sr. Paulo Marques, a qual mesmo não estando em serviço, mas em ato heroico, não eximou frente a situação, mas defendeu e resguardou a vida meu filho.

Concluo ratificando que se há algum tipo de reconhecimento ou menção honrosa dentro da corporação, faço questão que seja feita a esse HEROÍ a quem devo gratidão eterna, e tenho certeza que por esse ato, evitou uma fatalidade maior.

Que toda a sociedade e governo, reconheça e enalteça o trabalho da POLÍCIA MILITAR, e de seus muitos heróis, a qual não importa o dia, local ou circunstâncias, quer estejam de serviço ou não, estão sempre a postos para defender qualquer cidadão.

Meu respeito e apoio.

Diego M. França”