Aeronáutica abre concurso com 227 vagas para formação de sargentos

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 19 de março

A Aeronáutica abriu um novo concurso público com 227 vagas para ingresso no exame de admissão ao curso de formação de sargentos para o primeiro semestre de 2019. Desse total de vagas, 134 são para ambos os sexos e o restante apenas para homens. O edital reserva 20% das vagas a candidatos negros.
Há chances para as áreas de mecânica de aeronaves, material bélico, guarda e segurança, equipamento de voo e controle de tráfego aéreo.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 19 de março, pelo site ingresso.eear.aer.mil.br. O último dia para pagamento da taxa é 26 de março.
O cartão de inscrição com os locais de aplicação das provas estará disponível, somente na internet, a partir do dia 8 de maio. Ele deve ser imprimido pelo candidato.

Provas

As provas escritas serão aplicadas em 2 de junho, com fechamento dos portões às 9h. Os testes serão aplicados em Brasília/DF, Belém/PA, Recife/PE, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Campo Grande/MS, Canoas/RS, Santa Maria/RS, Curitiba/PR, Manaus/AM, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.
No dia seguinte à aplicação, serão disponibilizados os gabaritos provisórios. Os gabaritos permanentes saem em 25 de junho.

Distribuição de vagas

A inspeção de saúde e o exame de aptidão psicológica serão feitos entre 13 e 30 de agosto. Já o teste de avaliação de condicionamento físico será feito entre 22 e 25 de outubro. Haverá também entrevista informativa nos dias 18 e 19 de novembro.
O procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros e que optaram pela reserva de vaga será realizado em 12 de janeiro de 2020. A concentração final e a habilitação à matrícula no curso de formação acontecerão no mesmo dia. A matrícula será feita em 15 de janeiro. Em 13 de março serão divulgados os nomes dos candidatos matriculados no Diário Oficial da União (DOU).
O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá/SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado. A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio. O aprovado matriculado no curso será denominado aluno e é militar da ativa. O aluno do CFS, na condição de praça especial, não poderá constituir dependentes, nem estender a outros os benefícios a si destinados. Se aprovado, o aluno será promovido terceiro sargento e será distribuído e classificado nas OM do Comaer, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.
Inscrições abertas! FAB abre concurso público com 183 vagas para formação de sargentos
Fonte: Correio Web/Correio Braziliense