O Batalhão Rio Branco da Polícia Militar do Distrito Federal promoveu, nesta terça-feira (26), a aula inaugural do 5º Curso de Especialização de Policiamento de Apoio ao Corpo Diplomático no auditório do Ministério das Relações Exteriores.

A PMDF é a única instituição no Brasil a promover um curso de especialização com o objetivo de dotar os policiais com conhecimento técnico-profissional para executar o policiamento ostensivo, voltado ao corpo diplomático.

Como forma de atender melhor as demandas apresentadas por esse público, o curso vai capacitar o policial a identificar os agentes diplomáticos, a conhecer os requisitos e preceitos das imunidades e privilégios, assim como entender a jurisprudência sobre o direito internacional aplicado à PMDF.

Serão três semanas de curso, totalizando 90h/aula, com as seguintes disciplinas:
– Abordagem ao corpo diplomático;
– Direito internacional público;
– Representações estrangeiras e imunidades diplomáticas;
– Resposta em ocorrências com artefatos explosivos.

O curso teve início em 26 de abril e vai até 15 de maio. A turma é formada por 18 policiais da PMDF, entre oficiais e praças, um militar da Polícia Militar do Paraná e um policial militar do Rio de Janeiro.

A solenidade contou com a presença do Chefe do cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, Ministro Alan Coelho de Séllos, do Secretário de Segurança Pública, Delegado Júlio Danilo, do Comandante-Geral da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, Do Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, coronel Juruébi de Oliveira Júnior, do Subcomandante Geral em exercício, coronel Reginaldo de Souza Leitão, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo Moreira de Souza, do Diretor-Geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, major Thiago Gomes Nascimento, do Comandante do Batalhão Rio Branco, major Rafael Delatorres e de diversas autoridades, incluindo diplomatas e representantes de embaixadas.

O 5º Batalhão da Polícia Militar do DF é responsável pelo policiamento ostensivo no Lago Sul e dos Setores de Embaixadas Sul e Norte. A Unidade Policial é competente para atuar no DF em situações que envolvam o Corpo Diplomático. Além disso, eles também atuam com Policiamento Turístico na Capital.

O Batalhão conta com policiais especializados em atendimento aos turistas que são capacitados, bilíngues, que conhecem os pontos turísticos da capital e podem proporcionar uma visita ainda mais segura e qualificada. Brasília é casa de 135 embaixadas.