A cerimônia de passagem de comando do 17º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, foi realizada na tarde desta quinta-feira (28), no teatro da Caesb em Águas Claras. O tenente-coronel Sérgio Carrera de Albuquerque Melo Neto assumiu o comando da unidade em substituição ao tenente-coronel Ilineu.

O novo comandante almeja estreitar os laços com a comunidade. O Batalhão é responsável pela região de Águas Claras, Vicente Pires, Arniqueiras, ParkWay, Jóquei, ADE, Pistão Sul – QS1 A QS3. Os objetivos do novo comando são reduzir os índices criminais, aumentar a prevenção da segurança na área e motivar os policiais militares da Unidade para que otimizem a eficiência diária, dentro de um ambiente de trabalho saudável e dinâmico.

Nas fileiras da corporação há mais de 25 anos, O tenente-coronel Sérgio Carrera possui formação acadêmica em Direito, Relações Internacionais e em segurança Pública, com mestrado em Ciência Política (Direito Humanos, Violência e Cidadania).

O oficial possui larga experiência profissional, já tendo exercido várias funções na Corporação, inclusive a de comandante de outro Batalhão, subcomandante da Escola de Formação de Oficiais e negociador de reféns por cerca 8 anos.

Internacionalmente, é o único policial brasileiro a ter ocupado um cargo na Divisão Policial na sede da ONU em Nova York. Exerceu funções em processos de paz em zonas de conflitos no Haiti, na Oceania e em países africanos, além de missões e docência em outras nações.

O evento contou com a presença do comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, do subcomandante-geral da PMDF, coronel Edvã de Oliveira Sousa, do Chefe do Estado Maior da PMDF, coronel Reginaldo de Souza Leitão, do comandante do 3º Comando de Policiamento Regional, coronel Alcenor, do comandante do 1º Comando de Policiamento Regional, coronel Resende, do Subchefe de Operações da Casa Militar, coronel Wesley Santos, do Administrador Regional de Águas Claras, André Queiroz, do Administrador Regional de Arniqueira, Joseli Pedro, do Administrador Regional de Vicente Pires, Admilson Soares, da Subchefe de Políticas Socias do DF, Anucha Soares, da Deputada Distrital Telma Rufino, do ex-comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos, do coronel veterano da PMDF, Jair Tedeschi, dentre outras autoridades civis e militares.

Deixou o comando do 17º Batalhão o tenente-coronel Ilineu. Ele comandou a unidade entre setembro de 2020 e março de 2022. Durante seu discurso, o oficial agradeceu a oportunidade, destacando o sentimento de honra em ter comandado policiais abnegados que integram o Batalhão de Águas Claras. Ele ainda ressaltou o fato de ser morador de Águas Claras e confiar a segurança de sua família a esses policiais. Por fim, o tenente-coronel Ilineu agradeceu ao comandante-geral, coronel Fábio Augusto e desejou saúde e sabedoria ao substituto.

 

Em seguida, o novo comandante, tenente-coronel Sérgio Carreira, fez uso da palavra. Falando de maneira improvisada, o oficial reviu amigos de infância, de faculdade e da 8ª Turma do CFO, turma a que adjetivou de ‘irmandade”. Compondo a mesa, estava a sua esposa, senhora Anucha Soares (Subchefe de Políticas Sociais do DF). Entre outros aspectos, o novo comandante do 17º destacou a grande área de atuação do Batalhão, indo da Estrada Parque Núcleo Bandeirante até a Estrutural, passando pela ADE de Águas Claras, Areal, Vicente Pires, três quadras do Park Way e três quadras de Taguatinga. Houve também menção aos índices criminais reduzidos em Águas Claras, alguns deles, zerado. Ele destacou a forma como foi bem recebido pelo comandante do 3º CPR, coronel Alcenor e disse que sempe que for possível, irá se reunir com associações de moradores, administradores regionais, empresários, etc. Encerrando sua fala, o oficial elogiou o PROVID e sua capacidade de garantir suporte a pessoas vulneráveis, destacando que dará todo apoio possível ao programa.

Encerrando a solenidade, o comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto, cumprimentou os presentes, em especial, o coronel veterano Jair Tedeschi. Na pessoa do veterano, ele destacou a importância dos que nos antecederam e que fizeram da Polícia Militar uma instituição respeitada. O coronel Fábio Augusto agradeceu ao tenente-coronel Ilineu todo seu trabalho e dedicação a frente do 17º Batalhão, parabenizando-o pelo serviço realizado. Já para o novo comandante, as palavras foram de que ele tem o preparo e realizará o melhor trabalho possível a frente da unidade, dedicando muitas horas de serviço: “sejam leais, quem agradece é a sociedade”, finalizou o comandante-geral da PMDF.