A manhã desta quinta-feira (5) marcou um momento singular para Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), com a realização da solenidade do primeiro uso do uniforme operacional e aposição das luvas do 1º ano da 25ª Turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), marcando o início da trajetória do curso.
Na cerimônia estiveram presentes o comandante-geral, coronel Fábio Augusto Vieira, Chefe do Estado-Maior, coronel Klepter Rosa Gonçalves, chefe do Departamento de Educação e Cultura, Rodrigo Moreira de Souza, Comandante da Academia de Polícia Militar de Brasília, coronel Karla Cristian Rodrigues de Menezes, dentre outras autoridades militares, civis, familiares e amigos.
Na ordem do dia, a coronel Karla Menezes esclareceu o que representa usar a farda policial militar. “O uso do uniforme é prerrogativa dos policiais militares do Distrito Federal assim como distintivos e insígnias, ademais o uniforme é o símbolo da autoridade e seu uso correto é o elemento primordial na boa apresentação individual e coletiva do efetivo da polícia militar.” Completou a comandante da APMB.
A 25ª Turma do Curso de Formação de Oficiais iniciou no dia 04 de fevereiro com 51 alunos. Após desistências, a turma atualmente possui 48 cadetes, dos quais 31 eram praças, sendo que 29 integravam a PMDF e outros dois o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O Curso de Formação de Oficiais tem a duração de três anos em período integral. O CFO é reconhecido pelo Ministério da Educação como bacharelado em Ciências Policiais e visa formar os futuros gestores da PMDF.
Os cadetes do CFO I permaneceram durante o período de imersão, em regime de internato por aproximadamente dois meses, nesse período os monitores do CFO III tiveram a honra de contribuir com a formação policial básica. Os monitores são cadetes destaques de cursos anteriores que demonstraram ao longo desse período abnegação, espírito de liderança, dedicação e aprimoramento constante na supervisão dos cadetes do primeiro ano visando a internalização de valores fundamentais na composição da ética militar.
Durante o curso eles serão instruídos em diversas áreas do conhecimento tais como legislação da PMDF, direito, redação oficial, além de aulas práticas de tiro, defesa pessoal, radiopatrulhamento dentre outras. Ao término do curso, os formandos serão declarados aspirantes-a-oficial e posteriormente serão promovidos ao posto de 2° tenente do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do DF.
Em seu discurso, o comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, parabenizou os cadetes pelo primeiro uso do uniforme operacional. “Os senhores estão hoje recebendo um símbolo sagrado da nossa corporação. Não se trata apenas de uma roupa que a sociedade nos identifica, mas sim de uma segunda pele, lembre-se sempre que seu nome agora é policial militar.” Disse a coronel.