No ano de 2007, foi reativada e instalada a 15º Companhia Independente da Polícia Militar, na Vila Pedroso, através da Portaria 012/2007, integrando a estrutura do 1º CRPM, funcionando no 14º CIOPS até o ano de 2010.
No dia 23 de novembro no ano de 2010, a 15º CIPM foi desativada temporariamente pelo Comandante Geral, que criou o 30º BPM, instalado no mesmo local.
Os anos se passaram e a unidade cresceu, necessitando de um novo ambiente de funcionamento, com nova identidade, o que proporcionaria melhorias nas condições de trabalho e, consequentemente, melhorias na prestação de serviço a toda comunidade da região leste.
Após 15 anos de existência, o 30º BPM passou a funcionar em uma sede nova e totalmente revitalizada, situado na Av. Anapólis, em Goiânia-GO. O local, que antes estava abandonado, deu lugar a esta importante unidade operacional da Polícia Militar.
Assim, neste contexto de inauguração, o Batalhão foi batizado com o nome de um dos militares protagonistas na história da unidade.
Considerando os relevantes serviços prestados pelo Cabo Leandro Ferreira França, policial militar que faleceu em confronto, a PMGO preservou a história da instituição e homenageou – pós mortem- o policial, atribuindo ao 30º Batalhão a denominação “Batalhão Cabo França”.
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!