Texto: cabo Fernanda Echamende do BPMA

A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou na manhã desta quarta-feira (01), a limpeza do Lago Paranoá, essa é mais uma ação de proteção ambiental em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

A Unidade é responsável pelo policiamento dos recursos hídricos, por meio da companhia Lacustre e também pelo policiamento de todo espelho d’água do Lago Paranoá. O Lago Paranoá tem aproximadamente 37,5 quilômetros quadrados de área. As margens do lago têm 118,87 km de extensão. Trata-se de extensa área de atuação.

Vários mergulhadores autônomos da Polícia Militar do Distrito Federal realizaram hoje a atividade de retirada de lixos (que levariam centenas ou até milhares de anos para se degradarem) do fundo do Lago Paranoá na área da barragem do Paranoá, realizando assim uma das diversas atividades da polícia militar que é a manutenção do meio ambiente.

O objetivo da ação é de conscientizar as pessoas e incentivar as boas práticas de sustentabilidade para que as pessoas façam a destinação correta dos resíduos, e evitem jogar lixo nos mananciais do lago; e para isso, horas seguidas os mergulhadores retiraram todo tipo de material que pudesse comprometer o fundo do lago. Foram retirados cerca de 700 (setecentos quilos) de resíduos sólidos, como pneus, latinhas, garrafas pet e de vidro, roupas, máscaras, entre outros.

Polícia Militar – muito mais que segurança!

O meio ambiente é o nosso maior patrimônio, protegê-lo é a nossa missão. CERRADO!