Na manhã desta sexta-feira (3), foi realizada a formatura de encerramento do Curso de Altos Estudos para Praças – CAEP I/2022. A solenidade ocorreu no pátio de formatura da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento – DEA (Taguatinga-DF).

O Curso de Altos Estudos para Praças é um curso técnico-profissional e tem a finalidade de atualizar e ampliar os conhecimentos dos primeiros-sargentos, bem como habilitá-los e fornece-lhes os subsídios indispensáveis para o exercício inerente à graduação de subtenente.

O CAEP 2022 iniciou-se no dia 7 de março com encerramento no dia 3 de junho, e teve a participação de 250 primeiros-sargentos, sendo 233 do sexo masculino e 17 do sexo feminino. Esses formandos em sua maioria têm uma média de 28 anos de serviços prestados à população do Distrito Federal e estão lotados nas mais diversas Unidades da PMDF, exercendo atividades operacionais e administrativas.

Esse é o primeiro curso completo após o período pandêmico, ou seja, com o desenvolvimento de toda a matriz do curso – parte virtual e presencial.

Na fase presencial, o curso contou com pelotão específico para policiais com alguma restrição médica, que outrora eram impedidos de se matricularem nos cursos sequenciais de carreira, ou seja, esses policiais também puderam realizar o tão sonhado curso, de forma que poderão ascender profissionalmente na Corporação.

O curso contou com duas matrizes curriculares: uma alternativa e a operacional, para que ambos os grupos tivessem o treinamento mais adequado. Para a matriz alternativa foram desenvolvidas matérias como Elaboração de Projetos; Licitações e Contratos; Redação Oficial, Ética, Chefia e Liderança, entre outras. Na parte operacional, foram ministradas disciplinas como Armamento Munição e Tiro; Técnicas de Abordagem; Policiamento Ostensivo de Trânsito; Atendimento Pré-hospitalar em Serviço Policial Militar; Ordem Unida, entre outras. A carga horária do curso, fase EaD e presencial, correspondeu a cerca de 300 horas-aula.

Na ocasião foi entregue a medalha Duque de Caxias, Mérito Intelectual é uma condecoração concedida por ato do Comandante-Geral ao policial militar primeiro colocado no curso. Os primeiros colocados do curso foram os 1º Sargentos Luciano Batista da Silva em primeiro, Ronaldo Ribeiro dos Santos em segundo e Jorge Eurico Marciel em terceiro lugar.

O comandante-geral, coronel Fábio Augusto, agradeceu a presença de todos no evento, desejou sucesso a todos os formandos e ressaltou a importância que cada um deles representa à PMDF.

A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira,do Subcomandante-Geral, coronel Edvã de Oliveira Sousa, do chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo Moreira de Souza, do subdiretor da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento, coronel Waldeci Ramalho e demais membros do alto-comando da corporação, além de autoridades civis, veteranos, militares e familiares que prestigiaram o evento.

A PMDF por meio de sua Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento considera que a população do Distrito Federal receberá esses profissionais de segurança pública, recém-aprimorados, ainda mais motivados e qualificados para prestarem um serviço público de qualidade.