Em todo o Ceará, 2.846 armas foram apreendidas no período, segundo dados extraídos pela Geesp da Supesp

Entre janeiro e maio de 2022, as Forças de Segurança do Ceará retiraram 2.846 armas de fogo de circulação. Somente em Fortaleza, foram 863 apreensões, o que representa um aumento de 27,3%, em comparação com o mesmo período, em 2021, quando foram recolhidas 678 armas na Capital. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que disponibiliza informações por meio do seu painel dinâmico.

No Ceará, o acréscimo no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano é estimado em 14%. Enquanto em 2022, as Forças de Segurança apreenderam quase três mil armas, no ano anterior foram 2.497, no mesmo período. Em maio, foram 534 armas recolhidas pelas Polícias Militar e Civil, contra 504, durante o mesmo mês em 2021. O aumento ficou em 6%.

Do total de armas confiscadas no Ceará somente no mês de maio de 2022, 149 apreensões aconteceram na Capital, contra 129 em maio de 2021, com um aumento estimado em 15,5%. Entre as medidas que impactam no aumento desse tipo de apreensão está o reforço no policiamento ostensivo. A exemplo disso estão as instalações das bases do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que chegou a sua 64ª base instalada no Estado.

“Esse aumento é fruto dessas operações integradas permanente realizadas pela SSPDS, por meio de suas vinculadas, e também pela expansão das bases do CPRaio. Tivemos nos últimos meses, novas bases inauguradas que aumentam as ações extensivas. E por último, uma intensificação das ações de inteligência e investigação policial, pois tirar arma das ruas é uma das estratégias que temos para reduzir os crimes violentos”, explica o secretário da SSPDS-CE, Sandro Caron.

Apreensões recentes

Nessa terça-feira (7), dois homens foram presos e duas armas de fogo foram apreendidas em ações distintas, realizadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). As capturas e apreensões aconteceram nos municípios de Aquiraz e Paracuru, nas Áreas Integradas de Segurança 13 e 23 (13 e 23) do Estado, respectivamente. Os suspeitos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em unidades da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Fonte: PCCE