A Polícia Militar do Distrito Federal deu início, na última segunda-feira (20), a 5ª edição do curso de Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica. Este curso tem o objetivo de especializar policiais militares do Distrito Federal no atendimento de ocorrências envolvendo violência doméstica e familiar, em especial os atendimentos realizados pelas equipes do Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica – PROVID.
Durante a especialização, serão ministradas as disciplinas de Legislação Aplicada, Intervenção em Conflitos Domésticos e Familiares, Metodologia de Policiamento Orientado ao Problema aplicado à Violência Doméstica, Políticas Públicas e Redes de Proteção Integral, Estágio Operacional Supervisionado, Tiro Policial Aplicado ao PROVID, Abordagem Policial Militar e várias palestras ministradas por especialistas e membros do judiciário, do ministério público, defensoria pública e outros órgãos que atuam com estes crimes.
O evento que marcou o início do curso contou com a presença de vários comandantes de unidades, um magistrado do TJDFT e membros do alto comando da corporação. O coronel Fábio Augusto, comandante geral da PMDF, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da capacitção continuada dos policiais nas diversas especificidades do serviço poicial militar. Destacou que é preciso dar uma atenção especial ao tema da violência doméstica e que pelas suas peculiaridades são situações complexas..
O policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica é previsto na Lei Distrital nº 6.872/2021 e regulamentado no âmbito da Polícia Militar do Distrito Federal, por meio da portaria PMDF nº 1.174 DE 15 abril de 2022. Sua atuação é baseada na filosofia de polícia comunitária e utiliza a estratégia de policiamento orientado à solução de problemas, objetivando a promoção da segurança pública e dos direitos humanos.
A aula inaugural foi ministrada pelo Cel QOPM RR Willian Delano Marques de Araújo. O coronel William Delano, além da experiência de ter comandado várias unidades policiais, foi chefe do Centro de Políticas Públicas da PMDF, quando teve contato mais próximo com o PROVID e ajudou a aperfeiçoar este policiamento. Durante sua palestra, o coronel tratou sobre as estratégias modernas de policiamento, sobre a importância do tema da violência doméstica, discorreu também sobre a reelvância de se manter um policiamento voltado para este tipo de ocorrência que tem possui grande repercussão nas incidências criminais.
O lançamento do V Curso de Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica contou com a presença do Juiz de Direito Dr. Ben-Hur Visa, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Núcleo Bandeirante. O magistrado é um dos responsáveis pela parceria entre a PMDF e o TJDFT. Esta parceria foi celebrada em 16 de dezembro de 2019 por meio de Acordo de Cooperação Técnica e possibilita de um lado que os policiais recebam informações atualizadas e importantes para um atendimento assertivo e, de outro, auxilia no acompanhamento das medidas protetivas de urgência concedidas pelos juízes de violência doméstica.
A aula inaugural do curso ocorreu no auditório do Comando Geral da PMDF e contou com a presença do coronel Fábio Augusto, comandante geral da PMDF, coronel Edvã, subcomandante geral da PMDF, coronel Danilo, chefe do Centro de Comunicação Social, coronel Valtênio, chefe do Departamento de Controle e Correição, coronel Rodrigo, chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Alencar, comandante do 3º CPR, coronel Escobar, comandante do 4º CPR, tenente-coronel Douglas Machado, comandante do 9º BPM, tenente-coronel Lidiani, comandante do 26º BPM, major Isabela, chefe do Centro de Políticas Públicas, major Bruno, comandante do 16º BPM, capitão Wegrison, subcomandante do BPR, capitão Mota, comandante em exercício do 25º BPM.
O curso, que é coordenado pelo Centro de Políticas de Segurança Pública, ocorrerá no CEPOM em Taguatinga, do dia 20/06/22 ao dia 20/07/2022.