Dois a zero contra a Alemanha. E o Brasil foi o vencedor da Copa do Mundo no Japão/Coreia do Sul em 30 de junho de 2002. Sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, a seleção venceu invicta, com sete vitórias em sete jogos. Marcou 18 gols e levou apenas quatro. A seleção brasileira se tornou a única equipe a conquistar um pentacampeonato mundial.

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira a ser realizada na Ásia e teve duas sedes: Japão e Coreia do Sul. A campanha classificatória do Brasil para aquele ano foi considerada a pior de sua história. E a Canarinho embarcou para o mundial sem favoritismo. As seleções favoritas, França e Argentina, não saíram nem da fase de grupos.

O Brasil mostrou 100% de desempenho em todas as etapas do torneio. Para jogar a final no estádio de Yokohama, no Japão, foram escalados: Marcos; Lúcio, Edmílson, Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson e Roberto Carlos. Os 3 Rs: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Rivaldo, além de Denílson e Juninho Paulista também jogaram. Kaká chegou a se preparar para entrar, mas a partida foi encerrada antes.

Ronaldo marcou os dois gols da vitória no segundo tempo. O goleiro alemão Oliver Kahn espalmou a bola após um chute de Rivaldo, Ronaldo aproveitou o rebote e acertou o primeiro aos 22 minutos. O segundo veio aos 34 com um chute no canto esquerdo do gol.

No hora de levantar a taça, o capitão Cafu fez uma homenagem às suas origens e exibiu a frase “100% Jardim Irene” escrita na camisa. O goleiro Oliver Khan da Alemanha, aos 33 anos, foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2002. O camisa 9 do Brasil, Ronaldo, levou a chuteira de ouro e bola de prata. Rivaldo ficou com a chuteira de prata.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo