Nesta sexta-feira (30) aconteceu a liberação do tráfego de veículos no trecho da Avenida Central, localizada no Centro de Taguatinga e que estava interditada desde julho de 2020, início das obras do túnel.

Para a Secretaria de Obras, a medida serviu para desafogar o trânsito e voltar com o comércio tradicional da região que estavam com suas atividades paradas para a construção da passagem subterrânea.

Agora quem trafega pela Comercial Norte sentido Comercial Sul pode dobrar à esquerda e acessar a Avenida Central rumo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Até o fim de outubro há previsão de liberação de toda a Avenida Central.

O governador reeleito Ibaneis Rocha, durante sua campanha em setembro, anunciou que a obra do túnel de Taguatinga deve ser entregue em dezembro deste ano.

Sobre a obra

O túnel de Taguatinga é considerado a maior obra na categoria viária que está em execução no país, com investimento de R$ 275 milhões.

O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade, problema antigo para moradores e motoristas da região. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na EPTG.

Para aqueles motoristas que estiverem chegando a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu.

A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, na qual terá três pistas de rolagem em cada sentido.

O projeto irá transformar toda a Avenida Central de Taguatinga, onde será um boulevard arborizado, com foco nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão reformadas, e os estacionamentos, ampliados.