Cerca de 300 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP IX) começaram a ser levados a campo nesta quarta-feira (12) e ficarão em atividade até 15 de outubro na Jornada de Instrução Policial Militar (JIPOM) em ambiente rural no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB – Marinha do Brasil).

As atividades foram planejadas pela Escola de Formação de Praças (EsFP) e, ao longo de dois dias, cada companhia de alunos será instruída nos mais variados ambientes, sendo estimulados a aplicarem todo o aprendizado, competências e habilidades necessárias à profissão policial militar.

A JIPOM 2022 irá oferecer ao aluno, além do conhecimento de novas técnicas, o autoconhecimento de sua capacidade de superação de limites. Durante as instruções os discentes são testados com a finalidade de superarem seus limites individuais, por meio de privação do sono, alimentação, desgaste psicológico e físico.

Na Jornada de Instrução Policial Militar, os alunos aprendem diversas técnicas, como defesa interna territorial, patrulha, busca e Captura de indivíduos homiziados em ambiente rural. Os alunos desenvolvem competências atitudinais aplicadas em diversas áreas do conhecimento policial militar.

A superação física e psicológica dos exercícios militares promove no indivíduo o autocontrole e desenvolve a qualidade da resiliência e persistência que são tão necessários ao cumprimento das missões constitucionais da PMDF. A escassez ensina a valorizar os recursos disponíveis e cada momento ao lado dos seus companheiros, partilhando o pão e protegendo-se mutuamente.

Fotos: Kellen Silva/ CCS/PMDF