A cidade do Rio de Janeiro acaba de ganhar um serviço público inédito no país para atendimento continuado em psicoterapia destinado a mulheres em situação de violência. O Núcleo Especializado de Atendimento Psicoterapêutico Chiquinha Gonzaga foi  inaugurado nesta terça-feira na região central da cidade.

A secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, destaca que o abuso psicológico corresponde a 30% dos registros de violência contra a mulher o que torna essa iniciativa fundamental.

A secretária explica que o atendimento será feito em conjunto com outros serviços já oferecidos pela Prefeitura do Rio e ressalta que esta é uma luta de todos.

Levantamento do último boletim “Elas Vivem: dados da violência contra as mulheres”, com base em dados colhidos pela Rede de Observatórios da Segurança, aponta que, no estado do Rio de Janeiro, o número de registros cresceu 18 por cento em 2021.

E se você é mulher e está sofrendo violência, peça ajuda: ligue  para o número 180, serviço gratuito mantido pelo Governo Federal e que serve como um canal de denúncia  e  pedido socorro. Outro canal é o telefone 190, que aciona a Patrulha Maria da Penha, que atua no atendimento a casos de violência contra a mulher.