A Alemanha, de novo, cai na fase de grupos da Copa do Mundo. Depois do título de 2014, a seleção tetracampeã não conseguiu mais avançar para as partidas decisivas. Nesta quinta-feira, ela venceu a Costa Rica por 4 a 2, mas a vitória do Japão sobre a Espanha por 2 a 1, de virada, colocou os samurais nas oitavas de final.
Após o fim do primeiro tempo de Alemanha contra Costa Rica e Japão contra Espanha, tudo levava a crer que as favoritas conseguiriam a classificação, já que venciam por 1 a 0. Os espanhóis marcaram com Morata e os alemães com Gnabry. Mas foi só começar a etapa complementar que a história mudou.
O Japão, em apenas três minutos, empatou com Ritsu Doan. Dois minutos depois, Tanaka virou. No outro confronto, a Costa Rica também empatou e virou. Com os dois resultados, Espanha e Alemanha estavam sendo eliminadas.
A Alemanha se recuperou e fez 4 a 2 sobre os costarriquenhos. Mas não foi o suficiente para se classificar. A Espanha perdeu para o Japão, mas a virada da outra seleção europeia salvou a equipe do técnico Luis Henrique.
O Grupo E terminou com o Japão em primeiro, com seis pontos. Espanha em segundo, com 4 pontos. Mesmo número que a Alemanha, que perdeu a classificação pelo saldo de gols. A Costa Rica ficou em último, com três pontos.