O Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (CPTran), que inclui o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), responsáveis por fiscalizações nas vias urbanas e rodovias de todo o Distrito Federal, aponta alta produtividade semanal.

De acordo com dados estatísticos apresentados entre os dias 28 de novembro a 4 de dezembro 2022, o policiamento de trânsito autuou 524 casos de embriaguez ao volante, infração que é responsável pela maior incidência de mortes no trânsito. Outros 1.175 condutores foram autuados por dirigir manuseando aparelho celular. Também foram autuados 147 condutores inabilitados (artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro).

O policiamento de trânsito da PMDF não se limita a atuar em ocorrências relacionadas à fiscalização de infrações, mas também em atender ocorrências criminais, realizando prisões, apreensões de drogas, armas e munições, com foco na preservação de vidas. Nesse mesmo período a unidade realizou 44 atendimentos, aplicou 7 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), apreendeu 1 arma e 30 munições, 4 pessoas presas em flagrantes e 3 motoristas presos conduzindo veículo sob efeito de álcool.

A alta produtividade é consequência do policiamento ostensivo bem empregado que tem contribuído para salvar vidas no trânsito, bem como reduzir vários tipos de crimes.