Na manhã desta sexta-feira (16), foi realizada a solenidade de passagem de comando do Regimento de Polícia Montada – Regimento coronel Francisco Rabelo Leite Neto, na sede da unidade no Riacho Fundo. Na ocasião, o tenente-coronel Jamilson José Batista de Moura transmitiu o comando da unidade para o tenente-coronel Genilson Figueiredo de Oliveira.
A solenidade militar contou com a presença para o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Fábio Augusto Vieira, além de diversas autoridades civis, militares e demais convidados.
Ao fazer uso da palavra, o Comandante – Geral da PMDF, Coronel Fábio Augusto Vieira elogiou bastante o Coronel Batista e disse que ele conduziu de forma brilhante e com muita ética a Unidade. E desejou sucesso ao novo Comandante do RPMON, Coronel Oliveira. O parabenizou pelo seu aniversário e disse ainda que ele é um oficial ético e leal e saberá comandar a tropa com sabedoria.
A espada do patrono do Regimento de Polícia Montada, coronel Francisco Rabelo Leite Neto, é o símbolo máximo do comandante do Regimento de Polícia Montada, sendo repassada para o RPMon pela senhora Teresinha Rabelo, esposa do patrono. Durante o período em que comandou a PMDF, o então coronel Rabelo envergou com orgulho e altivez a farda da PMDF e a espada, que hoje foi passada para as mãos do tenente-coronel Genilson, comandante que assumiu o RPMon.
Por fim, a tropa formada desfilou em continência ao novo Comandante.