Durante o ano de 2022, o 1°Regimento de Polícia Montada da PMMA (1º Regimento 17 de abril) realizou diversas operações em toda região metropolitana de São Luís – MA, todas oriundas do planejamento institucional da PMMA , bem como, do Comando de Missões Especiais (CME).

Algumas dessas Operações eram realizadas por meio do policiamento montado e motorizado (hipomóvel), a exemplo da operação Centro Seguro, que visa coibir a criminalidade reduzindo os índices de assalto e furto na região do centro comercial de São Luís, e concomitantemente compreende também as áreas: Quinta do diamante, Ginásio Costa Rodrigues, Praça Odorico Mendes, Praça Deodoro, rua Barão de Tapary, Hospital Dutra e adjacências.

A Operação Saturação Leste e Saturação Metropolitana, corroborando com as UPM’s das áreas no sentido de reduzir os índices de criminalidade, entre eles os crimes violentos letais e intencionais (CVLI), tráfico de drogas, assaltos e furtos, em toda a área do 13° BPM.

 

No decorrer do ano também foram desenvolvidas algumas operações conjuntas com outras unidades do CME, a exemplo da Operação Ilha Segura e Operação Impacto, nas quais as equipes do 1° RPMont realizava rondas e abordagens, em áreas pré-designadas nas ordens de operação do CME.

Ademais, foram realizadas diversas operações com o Policiamento Montado, atividade fim do Regimento, dentre elas, a Operação Pégaso, na qual o policiamento montado é designado para alguma área específica que haja a necessidade de emprego do policiamento ostensivo a cavalo.

 

A Operação Reviver Seguro que emprega a tropa hipomóvel nas principais áreas de eventos do reviver e centro histórico de São Luís, visando coibir qualquer tipo de tumulto ou atividades delituosas, nesse contexto o policiamento ostensivo montado também foi bastante empregado nos jogos do Campeonato Brasileiro e Campeonato Maranhense que ocorriam nos estádios do Castelão e Nhozinho Santos, bem como em eventos anuais previstos no calendário, cito as Festas Juninas, onde a cavalaria atuou na Operação São João Seguro e nos eventos de Natal que acontecem no reviver durante a Operação Natal Seguro.

Faz-se necessário lembrar que a cavalaria além de contribuir de forma efetiva no combate contra a criminalidade, participou efetivamente de várias Ações Sociais, desta feita, proporcionando a integração da sociedade com a polícia militar, através do elo que é o EQUINO.

Em suma, durante o ano de 2022, o 1° RPMont realizou um total de 13 operações, nas quais contaram com o policiamento montado e motorizado, contribuindo significativamente no combate à criminalidade os dados estatísticos, de todas essas operações estão discriminados conforme tabela abaixo: