São 120 anos que separam o São Paulo Athletic (Spac), de Charles Miller, pai do futebol no Brasil, do Palmeiras de Dudu, Raphael Veiga e Abel Ferreira. O primeiro e o último de 134 gritos de “campeão” que ecoaram no campeonato estadual mais antigo do país.

Dezoito clubes tiveram o gostinho de levantar a taça do Paulistão. O maior campeão é o Corinthians, dono de 30 troféus. A contratação em definitivo de Yuri Alberto e a volta do também atacante Ángel Romero são os destaques do Timão, que será dirigido pelo novato Fernando Lázaro. O Santos também está sob novo comando. Entre os reforços que Odair Hellmann terá à disposição no Peixe, está o ponta Stiven Mendoza.

O Red Bull Bragantino é outro que inicia o ano de técnico novo: o português Pedro Caixinha. O volante Matheus Fernandes, que veio do Palmeiras, é uma das novidades trazidas pelo Massa Bruta. Por falar no atual campeão paulista, se não tem caras novas, o Verdão manteve a base de 2022 com expectativa de mais minutos para Endrick, jovem atacante de 16 anos, já negociado com o Real Madrid (Espanha).

O São Paulo, vice estadual no ano passado, reforçou-se por atacado: seis novidades. A última delas foi o volante Jhegson Méndez, que defendeu o Equador na Copa do Catar. Destaque, ainda, à Portuguesa, que retorna à elite do Paulistão após sete anos e conta com a experiência do goleiro Fernando Henrique (ex-Fluminense), do lateral Pará (ex-Santos) e do zagueiro Victor Ramos (ex-Palmeiras).

Outros times também apostam em nomes tarimbados. Como o Mirassol, que trouxe o lateral Bruno Cortez e o atacante Luan, ambos campeões de Libertadores, o Santo André, que contratou o meia Gérson Magrão e o São Bernardo, que acertou com o zagueiro Rafael Vaz (ex-Flamengo e Vasco).

O Bernô, aliás, abre o Estadual neste sábado (14), às 11h (horário de Brasília), contra a Inter de Limeira, fora de casa. Às 15h30, a Lusa enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto, no Canindé. Às 18h30, o Palmeiras estreia diante do São Bento, no Allianz Parque. E às 20h30, tem Santos e Mirassol, na Vila Belmiro.

No domingo (15), às 11h, o Água Santa recebe a Ferroviária, em Diadema. Às 16h, tem duelo entre dois clubes da Série A do Campeonato Brasileiro: Bragantino e Corinthians, no Nabizão. E às 18h30, São Paulo e Ituano encerram a primeira rodada, no Morumbi.