A Equipe Destaque dessa semana é o Grupamento Tático Operacional (GTOP 22), vinculado ao 2º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, que atende a Região Administrativa de Taguatinga. O GTOP 22 é composto por 30 policiais militares, divididos em três pelotões, em uma escala de que abrange um horário em que ocorre maior incidência criminal, apoiando as demais modalidades de policiamento que atendem toda a região de Taguatinga. Os policiais, que possuem sua base no Parque do Cortado, são os responsáveis por inúmeras ocorrências destaques no ano de 2022, que resultaram na prisão diversos criminosos.

O sucesso do grupo é devido ao excelente comando do 2ºBPM, que valoriza seus policiais e investe em treinamento e cursos, além da aquisição de equipamentos modernos e eficientes. Isso permite que o GTOP 22 esteja sempre preparado para lidar com as diferentes situações e desafios que enfrentam diariamente, o que confere ao grupo o status de excelência profissional.

Especialistas em “dar trabalho” para os traficantes, no dia 13 dezembro de 2022, após compartilhamento de informações, o GTOP 22 logrou êxito em apreender aproximadamente 500 quilos (meia tonelada) de drogas no Recanto das Emas, os quais seriam destinados ao abastecimento do tráfico no DF. Entre os detidos estavam, pelo menos, 3 faccionados do Comboio do cão e Comando Vermelho. Além da droga, duas armas de fogo também foram apreendidas na abordagem.

No dia 15 de dezembro, o grupo patrulhava uma quadra conhecida por ser um ponto de tráfico de drogas, quando avistaram três homens em atitude suspeita dentro de um veículo. Durante abordagem, 32 tijolos de maconha, um aparelho celular e balança de precisão foram encontrados.

Já no dia 28 de dezembro, os policiais desarticularam uma quadrilha de traficantes que atuava na 411 da Samambaia. Foram presos 6 homens e uma mulher, sendo um dos homens procurado pela justiça. Com eles foram encontrados uma espingarda “Urko” calibre 22 com uma munição, celulares, balanças de precisão, rádios comunicadores e uma grande quantidade de maconha e cocaína.

Exemplos de profissionalismo e dedicação para a Segurança Pública, a Polícia Militar do Distrito Federal orgulha-se em homenagear a atuação do 1º SGT Rene Brito, 3º SGT Gripp, 3º SGT, Carlos Seixas, 3º SGT Esser, CB Ítalo, CB Ramona, CB Vieira Alves, SD Vinícius Soares, SD A. Eduardo, SD Pellicano e todos os demais policiais militares pertencentes do GTOP 22, que trabalham incansavelmente a fim de proporcionar cada vez mais tranquilidade e segurança para todos os cidadãos do Distrito Federal.