A Polícia Militar do Distrito Federal realizou, na noite desta quinta-feira (26), a formatura de encerramento do 9º Curso de Formação de Praças (CFP IX). O evento ocorreu no Ginásio Nilson Nelson.
A cerimônia contou com a presença da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública e interventor federal, Ricardo Cappelli, do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klepter Rosa Gonçalves, do deputado distrital Hermeto, do presidente do Tribunal de Contas do DF, Márcio Michel, da comandante da Academia de Polícia Militar de Brasília, coronel Karla Cristian, entre outras autoridades civis e militares.
A turma recebeu o nome de “Bicentenária da Independência”, referência aos 200 anos da independência do Brasil. Os novos policiais militares passaram por 7 meses e meio de intensos treinamentos o que qualificou os 264 homens e 55 mulheres para cumprirem a missão de servir, proteger, promover a paz e a segurança para a população do Distrito Federal.
Em suas palavras, a Governadora em exercício falou sobre a proximidade do fim da intervenção federal na segurança pública do DF e aproveitou para ressaltar sua confiança na PMDF. “Quando me perguntaram se eu tinha capacidade de receber a segurança pública de volta, e por muitas vezes fui questionada, eu falei que tenho! Me devolvam! Pois eu tenho a melhor Polícia Militar do Brasil.”
Em seu discurso, o comandante-geral falou sobre a missão que os novos integrantes da PMDF vão cumprir durante toda a carreira. “Servir a Polícia Militar do Distrito Federal é antes de tudo servir a sociedade brasiliense, capital do nosso País. Os senhores e senhoras irão até o final de suas carreiras atuar na preservação da ordem pública, zelando pela incolumidade da vida e do patrimônio, sempre em respeito aos direitos individuais, à dignidade da pessoa humana e ao tratamento igualitário a todos, sem distinção de qualquer natureza. Esta é a razão da nossa existência, que desde tempos antigos, sedimenta os pilares de uma sociedade pacífica, justa e solidária”.
Os alunos do 9º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar vão para as ruas aptos a prestar um serviço de excelência. Isso é possível graças ao elevado nível de preparação durante o curso e devido aos desafios enfrentados nas complexas missões nas quais já foram empregados. Destaque para o reforço na segurança no fim de ano, o policiamento nos dois turnos das eleições, a segurança na posse presidencial e os recentes protestos violentos na Área Central de Brasília.
Os primeiros colocados do curso foram os soldados Ellionay Sousa de Freitas, Gustavo Cruzeiro Brandão e Rodrigo Dias Gomes Miquilito, em primeiro, segundo e terceiros lugares respectivamente. Ellionay Sousa ainda foi agraciado com a medalha Duque de Caxias – Mérito Intelectual, por ter alcançado o 1º lugar.
Polícia militar do Distrito Federal – Muito mais que Segurança. Orgulho de ser Policial Militar.