Na tarde desta quarta-feira (25), policiais militares do Grupo Tático Ambiental (GTA) e do Grupo Tático Operacional (GTOP 30) foram homenageados por ser destaque no ano de 2022 em razão dos relevantes serviços prestados no desempenho da atividade policial. Os policiais militares em questão por diversas vezes em suas atividades demonstraram conduta firme com suas ações sendo exemplos a serem seguidos pela corporação.
O Grupo Tático Ambiental (GTA) do Batalhão de Policiamento Ambiental é formado pelo tenente Lazari, os sargentos Lívio, Ari Barbosa, Caetano, Wellington Santos, cabo Henrique Cruz e os Soldados Coelho, Rafael Paz e Fernanda Santana. O grupo atua no combate aos crimes ambientais e comuns, auxiliando também as unidades de área em toda extensão do Distrito Federal.
A equipe Alpha do Grupo Tático Ambiental (GTA) vem se destacando nos últimos anos pelas diversas apreensões de destaque tanto na área rural como em área urbana. A equipe atua em combate aos crimes ambientais e comuns.
Já a equipe Alpha do Grupo Tático Operacional (GTOP 30), responsável por umas das mais sensíveis áreas do Distrito Federal: Ceilândia e Sol Nascente. A maior cidade da capital do país abarca uma área de 230,3 km² que integra a Ceilândia, com cerca de 500 mil habitantes, mais 40 km² referente ao Sol Nascente e Por do Sol, já esta, conta com uma população de 60 mil pessoas, segundo índice do IBGE. A alta densidade demográfica resulta em maiores desafios sociais e econômicos, gerando assim um maior número de crimes relacionados ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubos, furtos e homicídios.
A equipe é formada pelos sargentos Romilson, Neves, Estevam, os cabos Marlon, Uelton, Andrey e os soldados Malaquias, Assis, Areba e Silva Júnior. O diferencial da equipe é o compromisso com a comunidade e com o cumprimento da missão, proporcionar segurança pública de qualidade por meio da repressão imediata aos crimes de maior potencial ofensivo: porte de arma de fogo, tráfico de drogas, roubo, latrocínio entre outros.
Uma das muitas ocorrências que ganharam destaque pelos pelotões do GTA (Alpha) e GTOP (30) ocorreu na área rural da Ceilândia em 2022, onde as equipes fizeram a maior apreensão de drogas.
Os policiais estavam fazendo a ronda no local, após denúncias de roubos e furtos na região. Os militares foram verificar o que estava acontecendo e se depararam com um barraco. Ao fazerem buscas no imóvel, encontraram a grande quantidade de droga na sala. O suspeito estava no local e disse que atirou achando que alguém queria roubar os entorpecentes que estavam com ele.
No local foi encontrado mais de 2,5 toneladas de maconha e 38 kg de Skank. Na ocasião um homem foi preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Ele possuía uma espingarda calibre 22. O detido foi apresentado na 15ª Delegacia, onde foi registrado o flagrante. Cinco viaturas foram usadas para transportar toda a droga.
O comandante-Geral da PMDF, coronel Klepter Rosa, agradeceu aos policiais militares pelos serviços prestados à sociedade e parabenizou pela dedicação e empenho na atividade policial, honrando o trabalho da corporação. “Enaltecer o serviço destes policiais significa também valorizar os demais policiais que diuturnamente estão nas ruas proporcionando maior sensação segurança à comunidade, principalmente nesse momento em que estamos enfrentando momentos difíceis.” Disse o coronel.