A campanha Movimento Nacional pela Vacinação foi lançada nesta segunda-feira (27) na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, no Guará, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da governadora em exercício, Celina Leão, e da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

O objetivo da iniciativa é ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que sua primeira etapa marca a inauguração da vacinação bivalente contra a covid-19.

Segundo a secretária Lucilene Florêncio, o Brasil precisa recuperar sua posição de destaque quando se trata de imunização. “Já fomos um dos países que mais vacinava no mundo e viemos perdendo essa colocação ao longo dos anos”, afirmou. Ela destacou que a Secretaria de Saúde tem a missão de levar a vacina a cada casa e a cada morador do Distrito Federal.

A aplicação da dose bivalente da Pfizer já começou em grupos prioritários na capital federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, o público-alvo nesta primeira fase é de 190 mil pessoas e o DF conta com 141 mil imunizantes disponíveis. Novos lotes serão enviados pelo Ministério da Saúde nas próximas semanas.

Durante o evento, o presidente Lula foi imunizado contra a covid-19 (quinta dose) pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que é médico. Lula fez um apelo à população para que se imunize e não cometa uma irresponsabilidade. “Tenho 77 anos e tomo a vacina porque gosto da vida. Hoje foi a quinta dose e se tiver uma sexta ou sétima, seguirei me vacinando”, ressaltou.