A Polícia Militar do Distrito Federal realizou mais uma formatura militar em homenagem aos policiais militares que ingressaram na reserva remunerada nos meses de dezembro de 2022, janeiro e fevereiro de 2023. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (3) no Auditório do Colégio Militar Tirantes.

O evento teve início com a leitura da ordem do dia na qual o Coronel Waldeci Ramalho da Diretoria de Veteranos, Pensionistas e Civis, que ressaltou uma característica marcante da atividade policial militar: a união.

“Apesar da missão complexa e desafiadora de servir na Policia Militar, existe algo que é um grande facilitador nesta transposição temporal. Este algo é a união entre todos em prol de um objeto. Esta união garante ultrapassar qualquer obstáculo.”

Ao final de seu discurso, Waldeci disse: “Presto minha continência individual aos amigos policiais militares recém ingressos na reserva remunerada e reforma, pois ao prestar nossa continência a estes valores policiais militares veteranos, além de sinal de respeito, temos a certeza de que todos somos iguais, mas atuando em tempos diferentes e todos carregamos a elevada missão paz e da ordem pública.” Finalizou.

O Capelão Católico da PMDF, major Eldaci de Sousa Queiroz, citou a tradicional Passagem Bíblica que melhor corresponde com o momento, o trecho final da Carta de São Paulo Timoteo: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.”

Em seu discurso, o Comandante-Geral da PMDF, Coronel Klepter Rosa Gonçalves falou sobre a atividade policial e sobre o legado dos veteranos.

“Nosso Corporação representa uma atividade estressante, extenuante, muito difícil, mas ao mesmo extremamente gratificante, satisfatória e importante para todos nós. Não há nenhum policial que entre na Instituição não percebe a relevância de seu trabalho de sua atividade.

Diferente de outros órgãos, o policial militar não perde o vínculo com a Instituição. Nós somos e sempre seremos policiais militares. A PMDF sempre foi parte de nossa vida e sempre será. Por isso fica nosso compromisso de continuar lutando para que nossa Corporação continue sendo reconhecida como uma Instituição de estado que representa a força pública para manter a ordem e a segurança.”

Além do Comandante-Geral, prestigiaram o evento o Subcomandante-Geral da PMDF, Coronel Adão Teixeira de Macedo, o Chefe do Estado Maior, Coronel Bilmar Angelis de Almeida, a Chefe do Departamento de Gestão de Pessoal, Coronel Ana Paula Barros, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura, Coronel Rodrigo Moreira de Souza, entre outras autoridades militares.

Essa homenagem é uma forma de valorizar é reconhecer não apenas o relevante serviço prestado para ordem pública e segurança da população do Distrito Federal, mas também pela contribuição de todos os policiais militares que ao longo da história institucional promoveram o engrandecimento da Polícia Militar do Distrito Federal.

 

Clique aqui e acesse todas as fotos do evento.