O Grupamento Tático Operacional de Planaltina (GTOP 34) é apresentado como destaque da Polícia Militar do Distrito Federal no mês de março, em virtude do excelente resultado no decorrer do ano de 2022 e início de 2023. O desempenho da equipe é motivado pela excelência profissional dos integrantes e pela integração com as forças de segurança do entorno, bem como pelo elevadíssimo grau de comprometimento dos policiais para com a população planaltinense.
O Segundo Pelotão do GTOP 34 é composto pelos seguintes integrantes: o comandante do grupamento, 2° tenente Durso; o subcomandante, aspirante D’Angels; os 1° sargentos Humberto, F. Mendes e Xavier Santos; os 2° sargentos Benedito Lopes, e Ildeval; os 3° sargentos Hudson Campos e Natacha; os cabos Carlos Eduardo e Eduardo Sousa; e os soldados Luiz Sales, Comby, Fonseca, L. Mesquita.
Várias ocorrências marcam a atuação da equipe. Dentre elas, cita-se a do dia 29 de abril de 2022, quando a equipe prendeu um dos maiores traficantes de drogas sintéticas do Distrito Federal. O criminoso ostentava carros, Jet Ski e uma vida de luxo com dinheiro proveniente do tráfico de substâncias entorpecentes. Na ocasião da prisão, foram apreendidos mais de 1.000 (mil) comprimidos de drogas sintéticas, bem como uma arma de fogo, balança de precisão e uma grande quantidade de dinheiro.
Mais uma vez, no dia 1º de julho de 2022, o GTOP 34 deu grande prejuízo ao tráfico de drogas em Planaltina. Após intenso acompanhamento de uma motocicleta pelas vias do Arapoangas, foi preso um casal e, com eles, foram apreendidos 1,5 kg de maconha, 16 g de cocaína, balança de precisão e outros insumos. Foi também retirada das ruas, com os mesmos indivíduos, uma pistola 9mm com 17 munições intactas.
Em outra ocasião, no dia 25 de dezembro de 2022, na região conhecida como Favelinha, novamente em combate ao crime, o GTOP 34 livrou a sociedade de Planaltina de 2 armas de fogo. As armas caseiras eram guardadas no mesmo local em que foram encontradas uma moto produto de crime e uma bicicleta roubada.
Já no dia 8 de fevereiro de 2023, mediante integração entre PMDF e PMGO, através do GTOP 34 e CPE Formosa, 3 (três) armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas de Planaltina, sendo elas uma calibre 12, uma espingarda calibre .22 e um fuzil Remington 700. Foram apreendidas também diversas munições das referidas armas.
Ainda no mês de fevereiro de 2023, no dia 20, mais uma vez, o patrulhamento tático cumpriu sua missão ao prender um homem que tinha em sua posse 500g de Maconha e 500g de Cocaína, um Revólver cal .38, 50 (cinquenta) munições e 12 carregadores de diversas armas. É importante destacar que, dentre os carregadores, 6 eram da pistola marca Glock, 5 eram de pistola .380 e 1 era de Submetralhadora .40.
Também merece destaque a ocorrência do dia 26 de fevereiro de 2023, em que GTOP 34 apreendeu uma considerável quantidade de drogas na área conhecida como Favelinha (Arapoangas). Na ocasião, uma pessoa maior de idade foi presa por tráfico de drogas e corrupção de menores, tendo em vista que se utilizava de adolescentes para vender, esconder e movimentar as substâncias entorpecentes. Foram apreendidos, também, menores de idade que faziam do crime seu meio de vida. É importante destacar o apoio do Batalhão de Policiamento com cães, que realizou um trabalho de excelência na localização de substâncias entorpecentes nesta ocorrência, mostrando que a união entre especialidades de policiamento traz grandes resultados quando o assunto é combate ao crime.
Além do patrulhamento tático como função de excelência do grupamento, são feitos diversos atendimentos de ocorrência no dia a dia do GTOP 34. São inúmeros atendimentos de todas as espécies, das ocorrências mais simples às mais complexas, inclusive com total apoio às Rádios Patrulhas (RPs) de área em todo o perímetro de Planaltina. Dentre esses apoios, merece atenção o do dia 18 de janeiro, quando a RP 3929 prendeu um indivíduo por tráfico de entorpecentes e com ele várias porções de maconha, cocaína, LSD e ecstasy.
A equipe observa que a doutrina operacional aplicada ao patrulhamento tático, somado com o dever de proporcionar sensação de segurança à região de Planaltina, resultou na gratificante posição de destaque entre todos os excelentes grupamentos que compõem a Polícia Militar do Distrito Federal. O SEGUNDO PELOTÃO DO GTOP 34 traz como lema um pensamento que diz: “Não nos pergunte se somos capazes, dê-nos a missão”.
A especialização destes homens preza pela conduta moral, a correção de atitudes, dedicação integral, espírito de corpo e atuação com inteligência operativa baseada no manual de procedimentos do GTOP da PMDF, que orienta todos os comportamentos adotados pelos policiais militares.