A Polícia Militar inaugurou, nesta quinta-feira (9), a reforma e ampliação do 6º Batalhão. O novo prédio vai abrigar mais de 500 policiais que reforçarão o policiamento na Esplanada dos Ministérios e na área central de Brasília. A governadora em exercício, Celina Leão, rebatizou a unidade de Batalhão dos Poderes.
A governadora enalteceu o trabalho da Polícia Militar na proteção dos prédios públicos. “Nossa PM nunca falhou”, celebrou. Celina acrescentou que a localização do 6º Batalhão possibilita maior eficiência na segurança das sedes dos três poderes da República.
Para a comandante do Batalhão dos Poderes, tenente-coronel Kelly de Freitas, as novas instalações darão mais conforto para os militares. “Temos alojamentos masculino e feminino, área de convivência e área administrativa capaz de absorver os novos policiais que recebemos”, relatou. O batalhão recebeu 277 militares do último curso de formação de praças.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, parabenizou a PMDF pelo trabalho desempenhado na capital federal. “A PM sempre trabalha de forma eficiente”, elogiou. “Esse reforço (policial) demonstra o respeito pelas instituições que estão na Praça dos Três Poderes”, completou.
As autoridades presentes à solenidade foram unânimes em elogiar a corporação. O deputado distrital Hermeto destacou a função de Estado da PM. “É uma tropa preparada, comprometida e de Estado”, qualificou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que tem total confiança na Polícia Militar. “A PM dá segurança a esse pedaço de chão que representa todo o Brasil”, exaltou.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, relembrou os 23 dias que esteve à frente da Segurança do DF durante a intervenção na pasta. Capelli agradeceu o apoio dado pela PM durante esse período. “Nos dias mais difíceis (da intervenção), eu contei com a Polícia Militar”, frisou.
Para o comandante-geral da PM, coronel Klepter Rosa, o esforço e dedicação dos policiais foram constantemente apontados como sinais de honra. “A confiança depositada pelas diversas autoridades e pela população brasiliense e brasileira, que representam, reforçam a moral elevada de nossa tropa e o firme juramento de cumprir nosso dever legal mesmo com o sacrifício da própria vida”, enfatizou.
Fotos: Paulo Jamir e 3º Sgt Mateus Cândido/CCS/PMDF