Na manhã desta quarta-feira (15), ocorreu no Palácio do Planalto a cerimônia de lançamento da 2ª edição do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o evento, a soldado Marcela da Silva Moraes do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) da PMDF foi homenageada.

A nova edição do Pronasci tem cinco eixos prioritários, sendo um deles o enfrentamento da violência contra a mulher. Por isso, o programa irá entregar 270 viaturas entre os estados para reforçar a estrutura dos órgãos que atuam no combate à violência de gênero, além da liberação de recursos para que os estados possam investir na segurança pública.

Além das medidas anunciadas, também houve homenagens a mulheres que se destacaram no cenário nacional, entre elas a soldado Marcela da Silva Moraes, que se destacou por estar na linha de frente no enfrentamento aos manifestantes que atacaram as sedes dos três poderes da República em 8 de fevereiro.

Marcela foi agredida violentamente pelos manifestantes em duas situações. Na primeira, a policial foi empurrada e caiu da rampa que dá acesso à cúpula do Congresso Nacional, uma altura de cerca de 3 metros. Mesmo ferida, ela continuou no combate aos vândalos e foi cercada novamente por agressores, sendo atingida por um golpe de barra de ferro que destruiu seu capacete de proteção. Mesmo assim, Marcela manteve-se firme junto com sua equipe até conseguirem restabelecer a ordem.

Durante seu discurso, Marcela destacou a força da mulher e o compromisso com as instituições de segurança que atuam na defesa da democracia e da ordem pública. Ela dedicou sua participação no evento a todas as mulheres da segurança pública do DF, que diariamente buscam igualdade, paz e ordem em nossa sociedade. Marcela ressaltou que o fato de ser mulher não as exime de nenhuma função, seja ela operacional, administrativa ou estratégica.

Soldado Marcela ao lado do Subcomandante-Geral da PMDF, coronel Adão

Na cerimônia, houve a entrega simbólica das chaves das viaturas. A Governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão, recebeu das mãos da Ministra das Mulheres Cida Gonçalves. O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que a entrega das viaturas é uma forma do Governo Federal incentivar que as unidades da federação implantem programas voltados a combater a violência contra a mulher, como as Patrulhas Maria da Penha.

O Distrito Federal também receberá recursos e viaturas que poderão ser usados para reforçar as políticas de prevenção à violência contra mulher. Entre os programas, destaca-se o Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (PROVID) da PMDF. O programa funciona com foco na prevenção, atuando nos conflitos que ocorrem no âmbito privado, no intuito de interromper o ciclo de violência doméstica e familiar. O PROVID está hoje consolidado com um programa referência no enfrentamento e combate à violência contra mulher no âmbito doméstico e familiar.