O Governo do Distrito Federal nomeou 82 aprovados no concursopúblico da Polícia Civil para o cargo de perito criminal. Os nomes dos novos servidores foram publicados em edição extra do Diário Oficial do DF desta sexta-feira (30/08/2019).
O certame refere-se ao Edital nº 01, de março de 2016, que previa 20 vagas efetivas e 80 de cadastro reserva. Porém, logo após o resultado das provas objetiva, de redação e de capacidade física, o concurso foi questionado.
Em maio de 2017, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) levantou suspeita sobre a eliminação de candidatos posicionados além do número de vagas devido à prova de títulos. Isso os impediu de passar para a fase do curso de formação profissional.
A prova de títulos, segundo o edital, tem caráter apenas classificatório, não eliminatório. Porém, a PCDF impetrou mandado de segurança e conseguiu liminar para dar continuidade ao certame. Houve a aplicação da prova de aprendizagem, homologação do concurso e nomeação dos servidores, em dezembro de 2017.
Em 2018, o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), no entanto, julgou o mérito da questão e cassou a liminar, declarando a nulidade de todos os atos anteriores.
A decisão colegiada foi encaminhada ao TCDF para que a Corte de Contas se posicionasse acerca da melhor forma de conduzir a situação.
Em 23 de agosto de 2019, o diretor-geral da Polícia Civil, Robson Cândido da Silva, cumpriu decisão do Conselho Especial do TJDFT e da Corte de Contas a fim de homologar o concurso e dar provimento de vagas e formação de cadastro reserva.
Quinze peritos já haviam sido nomeados após prestarem esse certame. Ou seja, o número de novos servidores chega a quase 100.
Informações do Portal Metrópoles