Durante toda a semana passada (19 a 26 de março de 2023), a PMDF, representada por diversas unidades como o Batalhão Rural, Subchefia de Ordem Pública (SOP) do Departamento de Operações (DOp), CPEsp, BPEsc, BPMA, 12° BPM, 19° BPM, BPChoque, BPCães, BAvOp, RPMon, 4° CPR, 16° BPM entre outras participaram de uma mega Operação integrada de Estado com diversos entes públicos distritais e federais de desconstituição e desocupação de invasões em uma grande área da recém desafetada Floresta Nacional área 03 (FLONA 03), localizada próxima ao km 20 da BR 080, entre o Autoposto Ramalho Ipiranga e a Unidade de Internação de Adolescentes de Brazlândia (UIBRA), área rural de Brazlândia/DF.
Sob a metodologia internacional do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), utilizando-se de técnicas das ciências policiais como a Prevenção Criminal Pela Arquitetura do Ambiente (CPTED), uso diferenciado e progressivo da força policial, doutrinas de Controle de Distúrbio Civil e policiamento rural, uma equipe de comando interagências, tendo como Comandante do Incidente/Operação o Major Rafael Branquinho, Comandante do Batalhão Rural, coordenou as ações que garantiram o sucesso da missão com os resultados abaixo.
Além da PMDF, participaram ativamente da Operação a SSP-DF (SOPI), o DF LEGAL, ICMBio, CBMDF, Administração Regional de Brazlândia (RA IV), PRF, PCDF, DETRAN-DF, DER-DF, SLU, Novacap, SEDES, PMGO entre outras instituições.
A invasão da área pública iniciou-se em 07 de janeiro deste ano e já estava bem avançada. A ação foi um bom exemplo do trabalho integrado de diversas agências de Estado na preservação de áreas de proteção ambiental, preservação e restabelecimento da Ordem Pública e combate à invasão e parcelamento de terras na Capital dos Brasileiros. A “Operação Descoberto” tem sido considerada uma das maiores de todos os tempos no que tange à desconstituição de ocupações irregulares de propriedade.
RESULTADOS DA OPERAÇÃO:
Desconstituídas aproximadamente 1.263 (mil duzentos e sessenta e três) construções precárias em madeira, lona, telhas e materiais diversos;
Mais de 130 veículos dentre caminhões guinchos, carreta, munck, retroescavadeira, pá-mecânica, caçamba e até blindados além de ônibus, vans, viaturas 4X4 e motocicletas das instituições envolvidas foram empregadas na ação que durou uma semana.
Obliteradas aproximadamente 85 (oitenta e cinco) Fossas;
Realizados 14 (quatorze) atendimentos familiares pela SEDES;
Realizadas 09 (nove) mudanças para outros endereços;
Realizados 07 (sete) atendimentos pelo CBMDF;
Efetuadas 14 (quatorze) prisões, inclusive o grupo que invadiu a Administração de Brazlândia na manhã de segunda-feira (20/03);
Lavratura de 03 (três) Termos de Embargo pelo ICMBio, totalizando 50 (cinquenta) hectares, pela infração de causar dano a APA do Descoberto por meio de retirada de vegetação do Cerrado para ocupação irregular;
Removidos 36 (trinta e seis) caminhões de materiais inservíveis (entulhos).
Por: Aspirante Igor do BPRural