A Câmara Legislativa do Distrito Federal recebe a exposição Molas, com visitação a partir das 9h. A mostra, que faz parte da tradição têxtil das Américas, tem parceria com a Embaixada da República do Panamá e vai até 20 de abril. A entrada é gratuita.

A Mola é originada da tradição das mulheres Guna (ou Kuna) pintando seus corpos com desenhos geométricos e constitui um dos artigos mais tradicionais do Panamá.

A arte designa roupas bordadas de maneira típica, reconhecidas e admiradas pelo mundo. As camadas de tecido de cores diferentes são costuradas à mão, em tons vibrantes. O processo pode levar de semanas a meses, dependendo do detalhamento.

As estampas podem ser de animais e flores, tendendo para o mítico. A técnica consiste em fazer cortes na camada superior ou nas camadas sucessivas, dobrando e costurando as bordas para expor a cor que aparece na superfície.

A palavra Mola pode ser definida como “roupa” ou “blusa”. Cada peça carrega a marca de seu autor ou autora. O costume se transforma em símbolo representativo da identidade social e cultural do povo indígena panamenho.