Em comemoração aos 26 anos da faixa de segurança em Brasília, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) realiza nesta quarta-feira (5) uma ação educativa para chamar a atenção de pedestres e motoristas sobre o uso adequado da faixa. O projeto vai até o dia 11 de abril.
A atividade integra o projeto ”Café na faixa” que tem o objetivo de conscientizar sobre os cuidados para uma travessia segura com respeito à vida. O programa já passou pelo Parque da Cidade e vai passar nas escolas do DF conscientizando as crianças sobre o tema.

Na próxima terça (11) o Detran-DF realiza mais uma ação da campanha na primeira faixa de pedestre, próximo a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul.

Um dos temas abordados pelos agentes é a atenção ao atravessar na faixa com crianças. Nesse caso, o adulto deve segurar no pulso dos pequenos para garantir maior tranquilidade.

A primeira faixa foi implantada em Brasília em 1º de abril de 1997. Além de exemplo de cidadania e obediência à regra de trânsito, a capital reflete também uma redução significativa de mortes por acidente, segundo dados do Departamento de Trânsito.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, não dar preferência ao pedestre que esteja à espera da travessia na faixa é infração gravíssima. Nesse caso, a penalidade é de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).