O governo do Distrito Federal entregou na quarta-feira (5) mil computadores para laboratórios de escolas públicas do DF. A iniciativa tem como objetivo ampliar a tecnologia no ensino e beneficiar os estudantes durante o ensino remoto.
A entrega foi realizada pelo governador Ibaneis Rocha na Escola Classe 316 Norte. Segundo ele, a pandemia de Covid-19 evidenciou a importância da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. “Quando nós criamos a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, tínhamos essa ideia de investir no ensino público, levando tecnologia, ciência e inovação para as nossas escolas. A pandemia acelerou isso e temos que entregar as ferramentas para os nossos estudantes”, destacou o governador.
O programa, que prevê a distribuição de computadores para laboratórios de escolas públicas, teve início no ano passado e já contemplou cerca de 70 escolas. Com a entrega desta terça-feira, mais 30 escolas serão beneficiadas. Ibaneis Rocha aproveitou a oportunidade para anunciar que pretende expandir o programa para todas as regiões administrativas do DF. “Temos que ter um projeto deste em cada uma das regiões, porque ele une a questão da tecnologia com a questão ambiental e isso é muito importante no mundo moderno que nós temos”, defendeu.
Além dos computadores, as escolas receberam kits de conectividade, compostos por roteador e antena, para que os estudantes possam ter acesso à internet de qualidade. Com isso, o governo do DF busca garantir que todos os estudantes tenham condições de participar das aulas online.
A medida foi bem recebida pelos diretores e professores das escolas beneficiadas. “A escola está muito feliz. Isso é uma ferramenta importantíssima para o trabalho pedagógico. Vai nos permitir aprimorar o ensino e fazer com que nossos alunos tenham um desempenho cada vez melhor”, afirmou a diretora da Escola Classe 316 Norte, Ana Paula Ferreira.