A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu o Selo Verde, que atesta a reciclagem de 100% dos resíduos eletrônicos gerados pela pasta. A iniciativa faz parte do programa de gestão de resíduos eletrônicos da secretaria, o projeto Renova SES, que tem como objetivo dar uma destinação adequada aos equipamentos eletrônicos sem uso, como computadores, impressoras e telefones.

Segundo a matéria publicada pela Agência Brasília, a ação da Secretaria de Saúde é fundamental para garantir a preservação do meio ambiente e a redução da quantidade de resíduos descartados inadequadamente. Além disso, o reaproveitamento dos equipamentos para aulas de inclusão digital e capacitação de servidores é uma excelente forma de promover a educação e a inclusão social.

De acordo com a secretária de Saúde, a iniciativa tem um impacto positivo não só na saúde das pessoas, mas também no meio ambiente. “Ao reciclar nossos resíduos eletrônicos, estamos dando uma destinação adequada a esses materiais e contribuindo para a preservação do meio ambiente”, disse.

A reciclagem de resíduos eletrônicos é uma prática cada vez mais necessária e urgente, tendo em vista o rápido avanço da tecnologia e o consequente descarte de equipamentos eletrônicos obsoletos. A ação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal é um exemplo a ser seguido por outras instituições e empresas, para que juntos possamos construir um mundo mais sustentável e justo.

O Reciclotech, projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), também recebe equipamentos de qualquer cidadão, que pode doar nos pontos de entrega voluntária. São cerca de 100 pontos espalhados por todo o DF. Confira aqui os pontos de entrega.