Segundo a Asp. Thays, do Batalhão de Policiamento Ambiental:

O transporte irregular de produtos perigosos pode trazer diversos riscos, tais como explosões, incêndios, contaminação ambiental, danos à saúde humana, fauna e flora, além de aumentar o risco de acidentes nas estradas.

É importante lembrar que o transporte irregular muitas vezes está associado a atividades ilegais e criminalidade. Portanto, é fundamental que as empresas transportadoras cumpram as normas e regulamentações que visam garantir a segurança e proteção de todos os envolvidos.

Em razão disso, por intermédio de parceria com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM) ministrou instrução nos dias 04,05 e 06 de março para capacitar os alunos do XXI CPA quanto a esse tema. 

No dia 08 de abril de 2023, foi realizada operação conjunta entre o Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA), Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV), a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o objetivo de realizar a fiscalização de produtos perigosos como parte das instruções do XXI Curso de Policiamento Ambiental (CPA).

Foi instaurado ponto de bloqueio na DF 003, em frente ao Setor Militar Urbano entre as 09h e as 11h30 do horário de Brasília onde foram coletadas amostras diversas dos produtos transportadas e conferidas as condições de transporte viário a fim de assegurar a higidez dos meios de transportes com vistas a minimizar o risco de acidentes envolvendo tais produtos.

Durante a operação, foram abordados 23 veículos e 25 pessoas, o que gerou 28 autos de infração de trânsito e a remoção de um veículo.