Cidades receberão viaturas tipo picape, materiais de combate a incêndios florestais, balsas infláveis, comunicadores, entre outros aparelhos
O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta quarta-feira (12), convênios para o aparelhamento da Defesa Civil de 48 cidades paulistas em um investimento de R$ 10,5 milhões. A ação representa mais um passo do Governo de SP rumo ao trabalho de fortalecimento da Defesa Civil no que diz respeito aos serviços de prevenção e combate a situações de emergência nos 645 municípios do Estado.
Na ocasião foi anunciado também a criação do Núcleo de Serviços Emergências. Das 48 cidades, 23 assinaram o convênio com o Estado pela primeira vez.
“O Governo do Estado de São Paulo tem um compromisso de andar sempre junto com os municípios. E essa é a nossa ideia. Estamos celebrando esse convênio que representa a chegada de equipamentos importantes para a atuação preventiva do trabalho da Defesa Civil. São equipamentos fundamentais para as Defesas Civis desses municípios que atuam conjuntamente conosco. E vamos avançar ainda mais, firmando novos convênios e mantendo aqueles convênios que já estavam assinados, porque descontinuidade é a pior coisa que pode acontecer no poder público”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
Por meio do convênio de Aparelhamento serão fornecidos aos municípios, ao total, 3 viaturas 4×4, 42 viaturas 4×2, 45 kits de combate a incêndio com capacidade para 600 litros de água, 9 geradores, 46 motosserras, 13 tendas, 6 balsas infláveis, 16 kits de sinalização, 48 rádios comunicadores, 84 capacetes, 56 sopradores e 32 torres de iluminação.
As cidades contemplada são: Aparecida, Avaí, Barueri, Bernardino de Campos, Bofete, Botucatu, Buritizal, Capela do Alto, Capivari, Divinolândia, Espírito Santo do Turvo, Estiva Gerbi, Francisco Morato, Franco da Rocha, Gália, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraci, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Iguape, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Jardinópolis, Jarinu, José Bonifácio, Nova Europa, Pacaembu, Parapuã, Pederneiras, Pedra Bela, Pirangi, Porto Ferreira, Potirendaba, Rincão, Rio Grande da Serra, Salto de Pirapora, Santa Fé do Sul, Santo Antônio de Posse, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sumaré, Tatuí, Vargem e Votorantim.
Com a assinatura dos convênios, a Defesa Civil estadual estreita laços com os municípios, entende melhor as demandas locais e avança nas ações de promoção de medidas que previnam desastres, a fim de proteger a população de todo o Estado. “Estamos construindo uma Defesa Civil mais estruturada para atender os municípios e toda a população. E até o final dessa gestão teremos todos os municípios do Estado com as Defesas Civis aparelhadas e fortalecidas”, destacou o Secretário-Chefe, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira.
Outras medidas
Além da Ação de Aparelhamento que transfere viaturas e equipamentos aos municípios, outras medidas estão sendo adotadas pela Defesa Civil Estadual, como a celebração de convênios de obras preventivas e recuperativas para construção de pontes e muros de contenção, gestão sistêmica de risco de desastres, além de ampliar a transparência das ações governamentais à população. Até hoje já foram equipados 412 municípios, com a entrega de 474 veículos e cerca de 7 mil equipamentos.